Pequena história das artes plásticas no Brasil

Helena Teodorowicz-Karpowska

Outro artista polonês que retivemos por pouco tempo, em 1935, foi Brandei, água-fortista distinto.

Já tão rapidamente não foi a permanência de Helena Teodorowicz-Karpowska entre nós. Felizmente, porque se trata de uma pintora e artista de pleno conhecimento da sua arte e de rara sensibilidade.

Nascida em Wolyn (parte oriental da Polônia) e revelando evidente inclinação estética, estudou na Academia de Belas Artes de S. Petersburgo, com o emérito professor Kardowski. Depois aperfeiçoou os estudos na Itália e na Espanha e adquiriu o conhecimento da pintura clássica, em que estrutura a sua arte inteiramente pessoal. Desde 1920, Helena Karposwka expõe regularmente em Varsóvia e Cracóvia e tem tomado parte em exposições internacionais, como membro da Associação dos Artistas Plásticos Wilnenses e da União Profissional dos Artistas Plásticos em Varsóvia. Nessa cidade fez em 1932 uma grande exposição, para o Museu varsoviano tendo o governo adquirido vários trabalhos.

Laureada na exposição jubilar no Palácio das Belas Artes de Cracóvia, recebeu depois uma medalha de prata de S. S. o Papa pelo retrato do cardeal Marmaggi.

Os críticos do seu país escrevem sobre ela coisas assim:

Pequena história das artes plásticas no Brasil - Página 370 - Thumb Visualização
Formato
Texto