Dicionário da terra e da gente do Brasil

Advertência preliminar

Nomenclatura Geográfica Peculiar ao Brasil em 1910 e 1917; Onomástica Geral da Geografia Brasileira em 1927; hoje, Dicionário da Terra e da Gente do Brasil: três nomes diferentes para o mesmo trabalho. Não se nos censure a variação consequente da busca de um título mais compreensivo dos assuntos versados: o primeiro tornou-se demasiado restrito; o segundo afigurou-se a muita gente precioso, quiçá impróprio. Afrânio Peixoto, que continua paraninfo, sugeriu-nos o crisma com que sai a lume esta nova Edição das nossas pesquisas vocabulares nas províncias da Geografia em seu mais amplo significado.

Aqui se põe por obra o compromisso assumido na "Advertência" que precedeu à 3.ª edição, isto é, o de que continuaríamos, com perseverança, a pesquisa, encorpando a coletânea de termos peculiares à geografia brasileira. Demonstra-o o balancear das edições: a 1.ª edição (1910) compendiava 63 denominações; a 2.ª (1917) registou 173, em meio das quais se alinharam algumas de natureza antrópica, não ocorrentes na primeira; a 3.ª catalogou 1.230 vocábulos ou expressões, uns de uso corrente na larga amplitude nacional, outros de trato e ouvida limitados a certas regiões, vezes até restritos a uma só das circunscrições territoriais da nossa Pátria. Esta 4ª. edição abrange a definição ou explicação de 1.916 termos.

Explica-se a progressão ascendente.

À contínua e persistente colheita, em leituras de livros brasileiros, das dições especiais da nossa terminologia geográfica,

Dicionário da terra e da gente do Brasil - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto