Rodrigues Alves - Tomo 2

Apogeu e declínio do presidencialismo

A comunicação de Rodrigues Alves é manuscrita, e do seguinte teor:(10) Nota do Autor

"Excelentíssimos Senhores Presidente e mais Membros do Congresso Nacional.

Na qualidade de Presidente da República, eleito para o quatriênio de 1918-1922, cumpre-me comunicar a Vossas Excelências que não poderei, por motivo de força maior, tomar posse daquele cargo e assumir a Presidência da República na data fixada pela Constituição, a 15 do corrente.

Faço igual comunicação ao Senhor Doutor Delfim Moreira, Vice-Presidente eleito, a quem compete, nos termos do § 1.º do artigo 41 da Constituição, assumir o exercício da Presidência enquanto durar o meu impedimento.

Tenho a honra de apresentar a Vossas Excelências as minhas respeitosas homenagens. Guaratinguetá, 14 de novembro de 1918. Franc.° de Paula Roiz Alves. Presidente eleito da República".

Rodrigues Alves não escreveu o papel, cuja caligrafia deve ser de um dos filhos, provavelmente José, que então se achava mais constantemente em casa do pai. Rodrigues Alves tinha o hábito, comum do século XIX, de abreviar as palavras. Os seus cadernos manuscritos estão cheios de abreviaturas, inclusive de nomes próprios, sem excetuar o dele mesmo. Mas o fato de enviar a comunicação manuscrita com letra de outrem, e de assinar abreviadamente papel daquela importância, não deixava de indicar grande debilidade e economia de esforço físico.

No dia 18, Rodrigues Alves parecia ter melhorado bastante. Oscar voltou naquela data a São Paulo e tranquilizou Altino sobre o estado de saúde do pai. Eram altos e baixos sempre inseguros em um organismo no qual a principal doença era a caquexia, devida a um envelhecimento precoce. Com efeito, mentalmente são, Rodrigues Alves apresentava, fisicamente, bem mais do que os setenta anos que tinha.

A recuperação dos velhos depende menos da intensidade da agressão mórbida do que da capacidade de resistência vital, que ainda subsista. No caso do Conselheiro, infelizmente, era este tono vital que declinava sem remissão. Ele não era propriamente um decrépito pela idade, pois contava setenta anos, quadra

Rodrigues Alves - Tomo 2 - Página 845 - Thumb Visualização
Formato
Texto