Rodrigues Alves - Tomo 2

Apogeu e declínio do presidencialismo

pleno direito de indicar como delegado um senador que era das mais ilustres figuras da República, constituinte, ministro da Justiça de Campos Sales, ministro do Supremo Tribunal — e sem dúvida — seu firme correligionário em 1917.

Tendo Rui desistido, e naqueles termos, mandou Rodrigues Alves que Domício convidasse Epitácio (não o fez por carta pessoal como fizera com Rui), sendo que o convidado, depois de breve hesitação, aceitou. Aceitou para coroar com aquela missão sua marcha para a presidência, iniciada com o discurso de 6 de junho do ano anterior.

Que Rui sentiu a falsidade dos passos que dera, prova-o o seu encarniçamento contra a candidatura Epitácio à presidência, atitude que o levou, aos setenta anos, a mais uma grande campanha de oposição.

Mas ele lançara os dados do seu próprio destino, de mais um fracasso das suas ambições.

Depois da morte de Rodrigues Alves, na conferência realizada em São Paulo a 4 de abril de 1919, na campanha contra Epitácio, Rui prestou tardia homenagem ao velho companheiro e reconheceu sua boa fé. "As intenções deste [escreveu] eram evidentemente sinceras e verdadeiros os termos da sua carta. O malogrado presidente não ocultava a resolução, que desde nunca deixou de nutrir, desde o começo, de me cometer a embaixada."

Se era sincera e verdadeira a carta de Rodrigues Alves, como disse Rui em 1919, como poderia ela conter os erros apontados em 1918, entre os quais ressaltava o do convite a outros delegados, sem sua "soberana decisão"? Não; Rui nunca explicou suficientemente por que motivo ele, que agora, aos setenta anos, ia de canoa, fazer campanha ao longo do rio São Francisco no interior da Bahia, não tomou um trem da Central do Brasil — poderia ser até trem especial — para ir a Guaratinguetá acertar o assunto com seu velho colega. Naquele último desencontro da longa sucessão de encontros e desencontros das duas vidas paralelas, Rui Barbosa não procedeu com boa fé.

Rodrigues Alves - Tomo 2 - Página 854 - Thumb Visualização
Formato
Texto