Novo caminho no Brasil Meridional

A província do Paraná. Três anos de vida em suas florestas e campos – 1872/1875

geral dos colonos - Onde está o erro? - O sistema de loteamento - O caráter da terra loteada - Inutilidade do arado - Outras desvantagens - Falta de estradas - Imoralidade dos agentes de emigração - A estrada - Promessas do governo - "Ladrões todos" - "Bons rapazes" - Caráter falso do emigrante de Açungui - Novamente o agente - Casas receptoras - História contada por um emigrante - Sumário do motivos determinantes do fracasso da colônia - Conclusões gerais.

CAPÍTULO IV - 339

Descendo o Vale da Ribeira - A araponga - A capela da Ribeira - Oposição dos fazendeiros - A vida dos lavradores brasileiros - O puxirão - A marcha de volta.

QUARTA PARTE

CAPÍTULO I - 349

Resumo de novembro de 1873 a junho de 1874 - Questão palpitante resolvida - Esboços: presente, passado e futuro.

CAPÍTULO II - 354

O primeiro diamante - O efeito de sua descoberta - Algumas consequências da Guerra do Paraguai - As minas - Sua história - Ideias de "lucro" dos brasileiros - Anedotas dos dias primitivos - O primeiro "beneficiado".

CAPÍTULO III - 358

Examinando as minas - Encontro com um fugitivo - Descrição do estado presente das explorações - Por que foram abandonadas? - Conclusão a que cheguei - A mina desaparecida - Ignorância dos trabalhadores - Indicações importantes - Provável jazida de diamantes.

CAPÍTULO IV - 362

Mudança de planos - Partida de Telêmaco - O sogro de Mercer - O grande comércio de muares - Reminiscências e anedotas do sogro - Engano embaraçoso - Um pomar na campina - Magníficas rendas - Por que não se cultiva algodão no Paraná - Um cavaleiro brasileiro - Domando uma mula brava.

CAPÍTULO V - 367

Chegada à Fortaleza - Sobre certas delicadezas essenciais - Descrição da Fortaleza - Sua história e antiga fama - Índios - O último e grande ataque - Glória perdida - Os lucros da fazenda - Como são conseguidos

Novo caminho no Brasil Meridional - Prefácio 10 - Thumb Visualização
Formato
Texto