Novo caminho no Brasil Meridional

A província do Paraná. Três anos de vida em suas florestas e campos – 1872/1875

CAPÍTULO XIV - 272

Coisas problemáticas - Um novo projeto - Agentes mentirosos - O acampamento de Ubá - Tempora mutantur - Festas homéricas - Pescarias - O dourado, rei dos peixes - O uru - Morte do tucano - Começo de uma camaradagem.

CAPÍTULO XV - 280

Luco, o caiuá - Pânico causado pelo bugre - Na pista - Caçada humana - Expectativa e excitação - O rancho - Ninho de abelhas ou bugre? - O botocudo selvagem do Brasil.

CAPÍTULO XVI - 291

Na trilha - Chamadas de índios - Noite de vigília - Histórias de Luco - Marcha noturna - Volta ao rancho - A captura - Os botocudos - Seus aspectos repulsivos - Suas armas e utensílios - Caminho de volta - Seguidos por um jaguar - Casa de marimbondos - Outra vez no acampamento.

CAPÍTULO XVII - 302

Civilizando os botocudos - Seus hábitos e caráter - Um jantar de bugre - Equivalente de conhaque e soda - Os índios viajam para Colônia Teresa - Triste fim dos botocudos - Oita e Oitãna - Enfermidade e morte de Oitãna - Nosso primeiro acidente fatal - Um brasileiro afogado - Nosso cemitério - Novas perspectivas.

TERCEIRA PARTE

CAPÍTULO I - 315

Rumo a Ribeira - O acampamento do Grupo I - O desfiladeiro do Ivaizinho - Delícias do campo - Palmeira versus Ponta Grossa - A erva-mate, seu preparo e comércio - O Barigui - Fato e ficção - Um engano.

CAPÍTULO II - 324

Os dois Açunguis - Delícias de uma viagem em mula - Desvantagens das encostas íngremes para plantação - O Sr. Cordeiro - Freguesia de Açungui - O Sr. Nóbrega - Escravização branca - O sistema descrito - O Sr. Garcez - Região fértil - Seu comércio - Por que os pequenos proprietários de terra não vencem?

CAPÍTULO III - 330

Um menino inglês - Escassez de trabalho - Salários baixos - Uma negrinha louca - Cavalos baratos - A colônia inglesa de Açungui - Descontentamento

Novo caminho no Brasil Meridional - Prefácio 9 - Thumb Visualização
Formato
Texto