Antonio Rebouças, por ocasião do conflito Christie. Foram-nos marcados os vencimentos de 200$000 mensais.
26 — Janeiro
Partida para Santos ao meio-dia no vapor "Piraí"; chegada a 28 ao amanhecer.
29 — Janeiro
Carta ao Ministro da Guerra sobre as defesas do canal e da Ilha de São Sebastião.
12 — Fevereiro
Partida para Santa Catarina no vapor "Imperatriz" (Paul Julien, violinista, companheiro de Artur Napoleão, pianista).
17 — Fevereiro
Chegada ao Desterro; apresentação ao Presidente Pedro Leitão da Cunha. Carta ao Ministro da Guerra sobre as obras militares de Cananeia e Paranaguá.
18 — Fevereiro
Primeira visita às Fortalezas da barra do Norte e Santa Catarina.
11 — Março
Encetam-se as obras na Fortaleza de Santa Cruz; estabeleço a residência na Ilha de Anhatomorim. Comecei o meu diário regular.
20 — Março
Assinei a primeira folha de pagamento na importância de 26$860.
28 — Maio
Fui depois do almoço visitar o obreiro Casimiro, doente de uma forte constipação; tinha já tomado um purgante e suador e pareceu-me prudente esperar o seu efeito antes de dar-lhe alguma dose Homeopática.
1° — Junho
Fui pela manhã com o Antonio ver os trabalhos da bateria de costa sita na colina onde outrora existia a Fortaleza de São João. Lá tive uma vertigem pelas sete horas. Voltei com frio e febre e fui obrigado a ir para cama. O Administrador chegou às nove horas da manhã e foi receber a folha; pagou-me 20$ que pedira emprestado logo que entrou para o lugar.
13 — Junho
Parti para a cidade às dez horas e cheguei ao meio-dia. À noite mandou-me chamar o Presidente para encarregar-me de um parecer sobre o pedido de concessão da Estrada de Ferro de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul, apresentado por J. Dias da Cruz Lima. Escrevi ao Engenheiro Leschot enviando-lhe a nota que mandara o Dr. Rego, a