Diário e notas autobiográficas

Texto escolhido e anotações por Ana Flora e Inácio José Veríssimo

respeito do diamante negro. O Presidente mandou comunicar-me que se oferecia a fornecer tijolos para as minhas obras o Dr. Livramento, que possuía uma olaria em Biguaçu. Procurei-o em casa para dar-lhe esclarecimentos a tal respeito, porém, não o encontrei por estar na dita propriedade.

9 — Julho

O Comandante da corveta "Baiana", José Segundino de Gomensoro mandou despedir-se de mim por intermédio de um Guarda-marinha desculpando-se por moléstia. À tarde veio o Guarda-marinha Teixeira buscar-me e lá fui à corveta despedir-me deles, belos moços que (segundo eles) muito simpatizaram comigo e com o Antonio.

11 — Julho

A canela preta resiste ao cupim. Um velho banco de carpinteiro tinha os pés entalhados na sua mesa de canela preta todos corroídos pelo cupim, ao passo que ela não apresentava um só furo.

Principiando a chover às duas horas fiz fechar a abóbada e cobrir a parte restante. Feito este trabalho sob minha direção parti para a Cidade, onde cheguei às cinco e meia não sem apanhar alguma chuva. Fui ao Presidente com quem discuti mais uma vez o emprego que têm nas obras os soldados.

Li as cartas da família chegadas pelo paquete "Brasil". Tive a satisfação intensa de ler na carta de meu bom Pai que os primeiros 300$000 que lhe mandamos foi empregado por ele em pagar o trimestre do colégio dos nossos irmãozinhos Pedrinho e Juquinha. Oxalá pudéssemos fazer completamente a sua educação.

16 — Julho

Apareceu hoje pela manhã fundeado em frente do Arvoredo um vapor de guerra, que se aproximou da Fortaleza e junto dela fundeou às nove horas. O Ajudante da Fortaleza foi a bordo e voltou com o Comandante que disse chamar-se O. S. Glissow e comandar a fragata norte-americana "Mohican". Redigi o ofício pelo qual o Comandante o enviava a receber as ordens da Presidência.

O destacamento foi posto em armas, donde resultou interrupção no serviço. Observei hoje a dificuldade que há de reconhecer um navio inimigo. O sol batia sobre o vapor de frente e foi só quando ele se achava talvez a duas ou três milhas que pudemos reconhecer com o óculos o pavilhão americano.

O comandante Glissow voltou às oito da noite com o Ajudante e cônsul americano, trazendo ordem do poder comunicar com a terra para receber víveres, porém não carvão de pedra, nem material de guerra.

Diário e notas autobiográficas - Página 19 - Thumb Visualização
Formato
Texto