3 — Outubro
Partida às 4h20min. Ponte de Maruí a pouca distância de São José, muito estreita... chegada à Fazenda do Jé Maria da Luz às oito... A estrada abandona as margens do Cubatão a pouca distância e sobe com rampas impossíveis o morro de João Marques — perigoso atoleiro (que foi mandado eliminar pelo Engenheiro Todeschini, ex-Capitão do Exército Austríaco, por ordem do Presidente) — a estrada desce imediatamente depois a margem do Cubatão.
Caminho para as Caldas acompanhando proximamente o pequeno confluente — Rio das Caldas ou das Águas Claras.
...Nas Caldas nem o solo, nem o regato, nem as rochas, nem a vegetação, nem a própria água termal, nada apresenta de extraordinário.
...Tomei às quatro horas da tarde um banho. A nascente fornecia pouco abundantemente a água. Foi necessário talvez meia hora para encher de meio palmo o banheiro. Pareceu-me que a água guardava melhor o calor que a água aquecida pelo fogo e que por isso permitia ficar por mais tempo no banho. Demorei-me nele talvez não menos de duas horas.
Jantamos às seis parcamente, pois são muito limitados os recursos da localidade. A água não tem gosto algum e bebe-se sem inconveniente tanto quente como fria. Nos banheiros de mármore, oferecidos pelo Imperador, e depósitos não se observava resíduo algum ou mancha indicando a presença de ferro ou outro qualquer metal.
4 — Outubro
Partida das Caldas às quatro da manhã — Tomamos às cinco leite em casa do João Andrada. Mavioso coro de pássaros num bosque que precede a Fazenda.
5 — Outubro
Às cinco e meia da manhã fomos visitar as Colônias, sitas nas margens do Cubatão... que percorremos até o salto que o Presidente denominou — Cascata Pedro II — a mais bela e a mais alta, que tenho visto. Parece ter para mais de 30 metros de altura...
Uma das maiores belezas do salto Pedro II é ser ele formado por essa rocha (ardósia), que molhada é tão negra que parece deslisarem-se as águas por uma enorme massa de carvão de pedra.
***
6 — Outubro
Partimos de Teresópolis às cinco da manhã com o Diretor que nos acompanhou até a confluência do Rio das Antas... Chegamos a Santa Isabel às oito da manhã. Almoçamos e fomos visitar a Capela e Escola Protestantes. À tarde fomos escolher posição para a Capela Católica, que assinalamos com uma cruz de cedro.