7 — Outubro
***
Percorremos o vale do Scharf em que termina o caminho; aí gozamos de uma das mais belas cenas, que temos encontrado nesta excursão; 40 belos colonos, disseminados por toda a extensão da picada, empregavam-se ativamente em dar-lhe as proporções de um caminho rural. O perfume do mato cortado de fresco, a beleza desta floresta sem rival, a fertilidade desse solo virgem, que o Brasil generosamente dava aos proletários da Alemanha, tudo comovia de um modo excepcional, exclamava-se parodiando Jefferson: I don't tremble for my country when I remember that God is Just. — Tem muito a esperar de Deus a Nação, que procede assim. Assim não tivessem os nossos antepassados manchado a Terra de Santa Cruz com o abominável tráfico de Africanos!
9 — Outubro
Chegamos às nove e meia à Colônia Nacional Angelina, a mais atrasada de todas, fundada pelo Presidente Brusque e ainda não visitada por Presidente algum, inclusive o seu celebérrimo fundador. Tem 36 famílias brasileiras e três alemães, 219 habitantes. No ano presente houve aí nove nascimentos e dois óbitos.
Cousa singular! Até o presente ainda não houve Presidente ou Deputado, que conseguisse do Governo Imperial conceder aos Colonos Brasileiros as vantagens de que gozam os estrangeiros. Não têm eles nem asilo, nem transporte gratuito, nem subsídio diário, nem auxílio para casa!
Para as despesas gerais da Colônia dá a Província 150 a 200$ mensais.
O seu Diretor percebe 100$000, a metade do ordenado dos outros!
O nome de Angelina foi dado à Colônia em honra do Ministro de então Angelo S. Ferraz!!!
O agente da Colonização Julio Trompowsky levou ao mato, ao chegar, os cães de caça do Diretor, e voltou pouco depois por causa da chuva. Às duas horas da tarde trouxe um colono um veado, que havia sido levantado pelos cães e morto, a facadas por sua mulher, quando já extenuado de fadiga.
O Presidente percorreu as propriedades dos colonos... As terras são muito férteis. Abundam extraordinariamente em caça; em suas matas encontram-se em profusão o cedro e a erva-mate. Não muito longe da casa do Diretor viam-se três dessas árvores de sete a dez metros de altura. Distinguem-se pela casca branca com manchas ainda mais claras...
O Diretor deu-me dois cascos de anta cuja raspa dizem ser excelente na mordedura de cobra...