Diário e notas autobiográficas

Texto escolhido e anotações por Ana Flora e Inácio José Veríssimo

com prazer. A arroba de fumo é paga aos colonos a 5$000 e vendida no Rio a 7$000.

Fizemos oração em uma capela protestante em que os colonos oravam em falta de Padre, que lhes dissesse missa. É o de São Pedro o Apóstolo que às vezes vai aí dizer missa.

Estivemos em casa de um colono Antonio Boos que espontaneamente criou uma escola, onde leciona aos Domingos em um telheiro de secar fumo.

Ao retirarmo-nos entoaram os alunos um Hino religioso, que nos impressionou mui docemente". Todos os colonos nos receberam com tiros repetidos de espingarda; muitos com vivas e obséquios domésticos.

Às sete horas chegamos a um moinho de fubá, o primeiro em que a roda achava-se bem colocada em relação à água.

Às sete e meia chegamos aos terrenos ocupados pelos colonos do Holstein, que são reputados mais pacíficos e mais trabalhadores que os de Baden.

Soubemos em uma colônia que a casa Steiman de Antuérpia havia enviado uma mulher demente quase furiosa (família Meckert). Nessa colônia havia um cedro de mais de dez metros de comprimento mui perfeito com um metro de diâmetro pelo qual o colono pedia 10$000 e só lhe queriam dar 4$000.

Saímos às dez e meia da colônia: o Presidente em uma canoa com o agente da colonização. O resto da comitiva em uma lancha de dois palmos de calado e dois remeiros alemães e um patrão. Logo ao sair encalhamos frequentes vezes em troncos e bancos de areia, e quase desesperamos de continuar a viagem. À tarde as circunstâncias do rio principiam a tornar-se mais favoráveis e apesar de muitas encalhações, em algumas das quais arriscou-se furar a lancha, chegamos às quatro e meia à fazenda do Vicente Quintino que nos obsequiou com café, leite, canas para disfarçarmos a fome. O Presidente que não se lembrou desse recurso foi obrigado a comer farinha molhada.

Visitamos a vila de Itajaí; às duas horas estávamos em Porto Belo... O aspecto é pobre como o da ilha de Santa Catarina. Cultura principal — farinha e feijão.

A Igreja é assaz vasta e possui grande número de imagens. A escola pública é aí frequentada por 46 meninos.

Até a Limeira mesmo nas margens secas podem chegar canoas carregadas. Pertence hoje esse terreno a João Carlos Read que o oferece à Nação, de quem ele o houve quase todo, por 16:000$000.

10 — Dezembro

As extraordinárias fadigas da viagem me fizeram amanhecer com uma irritação gástrica e fortes dores de cabeça. Ocupei-me em pôr em dia este diário.

Diário e notas autobiográficas - Página 27 - Thumb Visualização
Formato
Texto