22 — Novembro
Estive com o Presidente que se achava muito desgostoso com o conflito do corsário. Narrou-me que o capitão Long dissera com o maior desplante à vista do Cônsul que ele era um oficial do "Alabama" e que o seu navio não era mais que um tender daquele corsário. Disse também ter a bordo suficiente carne salgada, bolachas, e água, isto é, o estritamente necessário para subsistirem. Foi à vista dessas declarações que ele resolveu negar os mantimentos: o que era instantemente pedido pelo Cônsul com ameaça de guerra.
Passei a noite com o Dr. Pitanga. Às oito mandou-me chamar o Presidente para fazer-me saber que o telégrafo comunicara haver um outro navio de guerra americano fundeado junto à Fortaleza. Verificou-se depois ser o navio mercante. Convidou-me para ir com ele amanhã ver o Reparo francês construído pelo Antonio.
28 — Novembro
Fui ao meio-dia a Palácio com Christophe Bonsfield que enfim sujeitou-se a construir a ponte segundo o meu plano por 4:000$000. O Presidente convidou-me a jantar e mandou depois buscar o Antonio. Comunicou-nos sua próxima partida para o Rio a tomar estado.
30 — Novembro
Chegou o vapor dos Portos trazendo o tão almejado consentimento de meus Pais para requerer licença para ir ao Rio promover a realização e a construção dos diques múltiplos.
O Antonio foi nomeado para a Colônia Dona Francisca decidir uma questão pendente entre o Diretor e o Engenheiro a propósito da estrada para o Paraná.
3 — Dezembro
Às oito e meia fui tomar o Presidente a Palácio. Às nove levantava âncora o "Maracanã". Às 11h chegamos a Santa Cruz onde deixamos o destacamento. Seguimos viagem a meia-noite.
(Essa viagem às colônias do Itajaí se estendeu até 9).
Às seis horas da tarde soube-se que havia aparecido um bugre no estabelecimento de um colono a três milhas da sede. É no lugar denominado Águas Claras que eles fazem quase exclusivamente suas excursões. O Presidente para impedir a reprodução desses fatos resolveu enviar um destacamento comandado por um colono. As plantações estão muito adiantadas. As de milho são as mais vastas que hei visto... Um pouco de farinha de mandioca misturada à de trigo produz um pão que se conserva fresco por muito tempo.
..."O fumo e os charutos são reputados superiores aos da Colônia Dona Francisca. O Presidente e os da comitiva fumavam deles