Afonso Pena e sua época

Apêndice II

"A Questão das candidaturas". Ex.mo Sr. Redator do "Jornal do Comércio". No artigo do eminente Senador Quintino Bocaiúva, publicado ontem no seu conceituado jornal, se lê o seguinte tópico:

"Eu não posso agora discutir o caso com inteira liberdade porque o lamentável falecimento do ilustre presidente da República impede que eu aprecie a situação criada pelo estranho e original conflito que se produziu em pleno Conselho de Ministros, quando de um lado se intimou o Marechal Hermes que declarasse que não era candidato à presidência da República e do outro se formulou a increpação de que S. Ex..ª queria intervir na eleição presidencial e tinha um candidato por quem abertamente manifestava a sua preferência."

O venerando Sr. Senador Quintino Bocaiúva foi mal informado; nunca houve em pleno Conselho de Ministros, nem em qualquer outra ocasião, intimação, nem sequer pedido algum formulado pelo pranteado ex-presidente ao Sr. Marechal Hermes para que declarasse não ser candidato à presidência da República, assim como nunca houve por parte do Marechal Hermes increpação de que S. Ex.ª queria intervir na eleição presidencial e tinha candidato por querer abertamente manifestava a sua preferência.

De que tais fatos não se passaram em Conselho de Ministros são testemunhas os eminentes políticos que ocuparam esses cargos na presidência passada, todos ainda residentes nesta capital.

Quanto à afirmação mais geral que fazemos de que tais fatos não se deram em qualquer outra ocasião, dou o meu testemunho pessoal, valioso pelos laços de intimidade que me prendiam ao saudoso extinto.

Posso mais acrescentar que, em ocasião solene, quando o Sr. Conselheiro Afonso Pena conferenciou com o Sr. Marechal Hermes a respeito da carta que este lhe dirigira na manhã de 15 de maio, apresentando o seu pedido de demissão. S. Ex.ª começara afirmando ao Sr. Marechal que, ao contrário do que se poderia depreender do primeiro tópico da aludida missiva, nunca lhe solicitara, ele presidente, declaração alguma no sentido de ser ou não candidato à presidência, tendo sido o próprio Sr. Marechal quem por vezes falara a S. Ex.ª em fazer tal declaração para pôr termo à agitação que estavam fazendo em torno do seu nome e que muito o desgostava. O Sr.

Afonso Pena e sua época - Página 469 - Thumb Visualização
Formato
Texto