Gaúchos e beduínos

A origem étnica e a formação social do Rio Grande do Sul

BRAGAS — s. — Calção, prenda de vestir no homem rural. Espécie de amplos calções (do Dic. da Língua Espanhola, da Academia Real de Espanha).

BOMBACHAS — s. — Calções largos, apertados acima dos tornozelos por meio de botões, usados pelos campeiros. A bombacha é de uso relativamente moderno no Estado, pois na descrição da indumentária gaúcha, feita por Nicolau Dreys, que por aqui esteve em 1817, não se encontra esta vestimenta. É portanto, portenha, significando calças largas (L.C.M.).

BANDA — s. — Banda, tira, cinta, faixa de pano. (Do Novo Dic. Hespanhol-Portuguez de Visconde de Wildik).

BOLIVIANO — s. e adj. — Moeda de prata boliviana, equivalente a 80 centavos mais ou menos, que corria no Rio Grande. Cavalo Teatino. (L.C.M.)

BAGACEIRO — adj. — Diz-se do indivíduo que gosta de viver na bagaceira, isto é, na ralé. (L.C.M.)

BARBICACHO — s. — Jugular de couro, cordão em cadarço com que se prende o chapéu à cabeça. (L.C.M.)

C

CABRESTO — s. — Peça de arreamento que é presa ao buçal, e que serve para se atar o animal a um palanque ou a um outro lugar. (L.C.M.)

CANHADA — s. — Vale profundo, grande depressão do terreno. (L.C.M.)

CAMPEIRO — s. e adj. — O homem que trabalha no campo com o gado. / O que sabe trabalhar no campo. / Serviço campeiro, vida campeira. (L.C.M.).

CAMPEREADA — s. — Excursão pelo campo em procura do gado. / Serviço de campo. (L.C.M.)

CAPIM-LIMÃO — s. — Gramínea — n.° 2.628. (Echites-guaranitica.) Saint Hilaire, em sua

Viagem ao Rio Grande do Sul, anotou: "Enquanto caminhávamos senti um forte cheiro de limão. Perguntando a um peão, que me havia dado o Coronel, qual a causa desse cheiro, soube ser devido a uma Gramina, n.° 2.628, muito comum na região e chamada capim-limão".

CARRETILHA — s. — Pequena carreta para transporte de pessoas. (L.C.M.)

CARRETA — s. — Esta palavra portuguesa tem idêntica acepção no Rio Grande, isto é, carro de duas rodas puxado a boi. É um vocábulo que no Brasil só é usual no Estado sendo nos demais chamado carro de boi. (L.C.M.)

Nota: — A carreta foi de uso comum no pampa platino e importada pelos montanheses da Espanha.

CAVALHADA — s. — Grupo de cavalos ou tropa de cavalos. / Torneio simulando luta entre mouros e cristãos, em que os contendores se apresentam montados em trajos característicos. É de

Gaúchos e beduínos - Página 182 - Thumb Visualização
Formato
Texto