Gaúchos e beduínos

A origem étnica e a formação social do Rio Grande do Sul

origem portuguesa e daqui passou para as repúblicas do Prata. (L.C.M.)

Nota: — Divergimos quanto à origem que lhe dá o ilustre folclorista rio-grandense. A cavalhada foi instituída aqui pelos padres das Missões Orientais do Uruguai. Veja-se o livro do Padre Sepp - Viagem às Missões Jesuíticas e Trabalhos Apostólicos, divulgado pela Livraria Martins de São Paulo e o Padre Peramás, em obra citada no texto. São notas anteriores a 1700 — época em que, segundo as próprias palavras de João Simões Lopes Netto — "com a criação da Província dos Tapes em 1639, que foi a primeira divisão político-administrativa que teve o Rio Grande, prova-se que apenas por menos de um século esteve ele descurado do governo espanhol ao passo que por dois séculos esteve o do português, pois só em 1737 é que Silva Paes fundou o presídio do Rio Grande; e quando tal se deu habitante luso é que nenhum foi encontrado aqui, pois os que havia — brancos, cristãos, — eram os jesuítas e funcionários castelhanos das Missões." (M.O.)

CHALECO — s.m. — (Pronuncia-se tchaleco) — Colete — Jaleco (Hamilcar de Garcia — Dic. Espanhol-Português).

CHARRUA — s. — Uma das tribos indígenas que habitaram o Estado. Eram nômades bravos e altivos. Nunca se submeteram aos conquistadores. (L.C.M.)

CHARLA — s. — (Pronuncia,-se tcharla) — Charla, conversa à toa. / Palestra (conferência sem pretensões) — (Hamilcar de Garcia — Dic. Espanhol-Português.)

CHANGADOR — s.m. — Era, primitivamente, o gaúcho que carneava a rês alheia, para vender o couro. Também se diz do jornaleiro, isto é, do homem que vive das "changas".

CHILENAS — s. — Esporas dotadas de grandes rosetas. (L.C.M.)

CHIMANGO — Ave de rapina muito conhecida no Estado. / Apelido dos soldados do governo nas revoluções de 1923-1926 bem como dos partidários desse mesmo governo. (L.C.M.)

CHIMARRÃO — s. — Mate sem açúcar tomado em cuia, mate amargo. / Animal doméstico que se torna selvagem: cavalo chimarrão. (L.C.M.)

CHINA — s. — Índia. / Mulher querida.

CHINCHA — s. — Cincha.

CHIRIPÁ — s. — Vestimenta usada outrora pelos homens do campo, constante de uma peça de fazenda de 1,50 m de comprido, que passando por entrepernas, era amarrada à cintura, pelo tirador ou por uma cinta de couro. (L.C.M.)

COCHILHA — s. — Coxilha. Ondulação do terreno de campo, dando fácil acesso ao homem a cavalo. (L.C.M.)

CHURRASCO — s. — Dá-se este nome ao assado feito sobre as brasas, isto é, jogando-se o pedaço de carne fresca diretamente sobre

Gaúchos e beduínos - Página 183 - Thumb Visualização
Formato
Texto