à criação de uma via férrea que, passando pelo primeiro desses rios, chegaria às margens do segundo. As antigas vias de penetração, terrestres e fluviais, cederiam lugar ao ritmo novo marcado pelos comboios ferroviários. A necessidade de alimentação, consequente ao adensamento de população produzido pela lavoura cafeeira, em território paulista, levaria à situação de tornar os chapadões do Oeste inesgotáveis fornecedores de gado a um mercado cada vez maior.
Essa brusca mutação, do mais completo abandono às perspectivas de um desenvolvimento muito rápido, — e a intercorrência do regime básico permanecer o da cultura pastoril, — trouxe, em consequência, o desequilíbrio de que é, hoje, teatro o Oeste, com o advento de uma população estranha, de todas as origens, gente sem história, impulsionada pela fuga à autoridade e a que a extensão territorial devia propiciar o ambiente preciso em que poderia começar um ciclo novo, na sua ânsia de autonomia, característica eterna e fundamental do regime pastoril, — com todas as possibilidades de realizá-lo integralmente.
Houve, por outro lado, um fator especial, como seja o da coincidência de uma enorme linha de fronteira aberta, com um país de desenvolvimento retardado.
A república do Paraguai, mal saída da crise de 65, devia entrar em um estado de permanente inquietação que conduziria a um profundo e extenso depauperamento de sua população. O advento, nesse país, de um regime de largas concessões territoriais, industriais e comerciais a organizações econômicas estrangeiras, diminuindo a possibilidade de cultura agrícola aos seus habitantes, levando a um regime de grande propriedade em regiões depauperadas, agravaria tal estado de cousas. Conflitos internacionais que se ultimariam numa prolongada luta armada, acabariam por completar o panorama. O declínio espantoso do poder aquisitivo da moeda nacional terminaria por tornar difícil a existência das populações pobres do Paraguai. Um novo fator devia somar-se aos anteriores, em nossos dias: a desmobilização de um exército cujo esforço seria