O chão das casas era de terra batida. Não havia forro. Saint-Hilaire só percorreu o sul e o centro-sul do nosso país. Não chegou a conhecer as moradas senhoriais do brejo canavieiro nordestino, com suas mobílias torneadas, sua boa mesa, seus vinhos, seu conforto. Da nossa riqueza só teve contato com as fazendas de café, num tempo em que o café iniciava a sua surpreendente ascensão na economia nacional e não constituíra ainda, a não ser na província do Rio de Janeiro, propriedades ricas.
O regime pastoril, no baixo padrão de vida do seu elemento humano, não chegou a criar sinais visíveis de estabilidade social. A casa, em que se reflete sempre a tendência dos processos de produção e as características da existência de um agrupamento, lastreadas no tempo e no espaço, não tomou linhas precisas. Os engenhos de açúcar, no nordeste, afetaram-na, através dos séculos, de uma fisionomia própria. O regime pastoril nunca deu linhas precisas aos solares, nem mesmo à casa dos servos.
A alimentação, tão frisante, no ciclo do açúcar, com os seus doces, os artifícios das negras escravas, foi nele uniforme, monótona, paupérrima.
O próprio vestuário, em que se reflete, de um modo tão sensível, o processo de trabalho, permaneceu preso a um primitivismo desolador. Fora as roupas de couro com que, no sul como no centro, no norte como no oeste, usualmente o campeador exerce o seu trabalho bruto, nenhum outro sinal deixou o regime pastoril no modo de trajar daqueles que viveram e vivem na sua dependência.
Tudo isso confirma a gradação em que os historiadores fixaram o desdobramento das civilizações, colocando nas etapas iniciais o pastoreio. Só os agrupamentos sedentários deixam vestígios de sua organização social, de seus processos de vida, dos seus costumes, das formas de produção com que se empenham na áspera luta pela existência. O labor agrícola, vinculando o homem ao solo, devia fazer com que ele amoldasse todas as cousas que o cercavam à feição de suas tendências. Os agrupamentos nômades ficavam, pelo processo mesmo com que asseguravam a própria subsistência, impedidos