Uma coincidência singular devia abrir novos rumos ao cultivo da erva. A conclusão da luta deixara em situação econômica muito baixa as populações do Paraguai. Houve uma grande corrente emigracionista que se fixou em território brasileiro, na zona fronteiriça. Por outro lado, a desmobilização brasileira devia propiciar a fixação, nas terras da província de Mato Grosso, de levas de homens que ela deixara sem rumo certo. A espontânea colonização do sul da província, iniciada por elementos pastoris de Minas Gerais, encontraria, assim, um apoio notável à sua continuidade. Desde logo uma repartição singular se operou — o elemento nacional passou a constituir, principalmente nesse princípio, o braço do trabalho pastoril, que exige pouca gente e que se caracteriza pela extensão dos seus domínios e pelo nomadismo dos que se lhe ligam. O elemento de imigração, totalmente de origem paraguaia, fixar-se-ia em torno da cultura da erva-mate pela razão muito simples de que, em seu país de procedência, ela existia, da mesma forma, nativa e ocupando vastos territórios. Mais adiante o elemento nacional teria, na região do sul da província, de ceder lugar, mesmo no regime pastoril, ao trabalhador externo.
Apoiada nessas circunstâncias demográficas felizes, que suportariam o seu desenvolvimento, a cultura da erva-mate passou a constituir-se em riqueza de primeira ordem. O seu mercado, entretanto, desde o início, foi a Argentina. E a caminhada para atingi-lo era das mais longas que um produto já teve de percorrer. A via fluvial do rio Paraguai devia ser o caminho dessa descida longuíssima. Foi procurando o vale plano, monótono e inundável desse rio que se abriram as primeiras estradas. Eram carreteiras em que transitavam, em jornadas demoradíssimas, os transportes primitivos. Elas tiveram a singularidade de servir, ao mesmo tempo, numa estranha coincidência, ao regime pastoril e ao regime agrícola incipiente.
A primeira sede da concessão devia ser, por todas essas razões, Santo Tomáz, na serra de Maracaju. Daí caminhavam os transportes até Concepción, em território paraguaio, para o transbordo aos navios. A extensão a percorrer e a demora em vencê-la, na distância