Nova tentativa realizará Sassetti, porém, em 1583, e agora com o desejado êxito. Sua intenção se efetuaria, é certo, à custa de enormes dificuldades e sacrifícios, consequência, ainda, da data tardia em que saíra também essa segunda frota, pois só a 8 de abril pudera levantar âncoras. Desejoso, o piloto, de esquivar-se ao contratempo e perigo que representavam os baixios existentes ao longo da costa brasileira, não lhe fora possível, por outro lado, evitar as calmas que reinam nas proximidades da Guiné e quase se viu forçado a regressar de novo.
Deve-se dizer que, já então, as vantagens que a princípio parecera apresentar aos marinheiros lusitanos esta Terra de Santa Cruz como eventual "pousada no caminho de Calecute", se achariam em grande parte desvanecidas, ao menos para quem tivesse deixado o Tejo depois de março, quando a menor distração podia acarretar o risco de um malogro. E não seriam nada as demoras provenientes de tais escalas, se a elas não se somassem os gusanos que infestavam o litoral do Brasil, principalmente na região tórrida, ameaçando danificar as naus que ali se deixassem ficar mais tempo do que o necessário para simples aguada e refresco.
Semelhante praga era bem notória aos viajantes da época e o próprio Colombo tinha podido conhecer seus efeitos durante as primeiras viagens de descobrimento, especialmente a quarta, em que ficaram inutilizadas todas as embarcações da frota. Mesmo no Brasil, e já em 1504, um navio francês quase novo, o "Espoir", que só realizara até então uma breve viagem entre Honfleur e Hamburgo, se achou tão carcomido e estragado, si vermolue et gastée após uma permanência de cerca de seis meses em certo porto das partes do Sul, que o seu pessoal teve de renunciar ao plano primitivo de prosseguir a viagem até à Índia.(25) Nota do Autor
Em tais condições, viam-se os comandantes forçados a permanecer apenas o prazo ordinariamente requerido para o abastecimento de água e provisões frescas. No caso das frotas da carreira da Índia, deveriam essas pousadas coincidir com o começo da boa estação, de sorte que muitos podiam encontrar, já nessa época, os mesmos ares "assim frios e temperados como os de Entre Douro e Minho", a que aludira em 1500 o escrivão da feitoria de Calecute.
Não é de estranhar, pois, se mesmo a Coroa lusitana, movida do desejo de ver resguardada a Marinha de tamanha ameaça, acrescentada à das tormentas e dos corsários, buscasse evitar,