estes, para desabrochar futuramente nas teorias da "bondade natural" e no mito do nobre e bom selvagem.(27) Nota do Autor
E já que as primeiras explorações do litoral não deram ocasião para desenvolver-se aquela apologia, nada sugere que encontrasse ela ambiente propício depois de iniciada a colonização regular. Se de um lado os colonos não tinham naturalmente maior empenho em engrandecer os naturais da terra, alvo de sua cobiça de escravistas ou fonte de constantes inquietações, mal se pode dizer que se mostrariam solícitos em exaltá-los os próprios missionários jesuítas com todo o zelo que puseram em defendê-los. Desses missionários, chegou a escrever com certa justeza um crítico moderno que "sua atitude se baseava no realismo, não no idealismo. Nunca exaltaram o índio até ao grau em que o fez Las Casas. Assumiram uma atitude paternal, de quem não só vê as virtudes, mas ainda os defeitos do filho, e se sente disposto a defendê-lo, a educá-lo e, se preciso, a castigá-lo".(28) Nota do Autor
Pesadas, entretanto, umas e outras, virtudes e falhas, depois do primeiro momento de ilimitada e enlevada expectativa a balança irá pender decididamente para o lado dos defeitos, no parecer dos mesmos padres. No primeiro momento, não obstante tudo quanto nos hábitos ancestrais da gentilidade pudesse repugnar a sua consciência cristã, o que ocorre a um Nóbrega, por exemplo, é ainda a comparação do "papel branco", onde não há mais que escrever à vontade.(29) Nota do Autor Ocorre-lhe, quando só tinha quatro meses de residência na terra ou pouco mais. Fora também a impressão inicial que, a homens de boa-vontade, pudera produzir aquela gente em sua nudez e inocência, tamanha que não seria maior a de Adão antes do Pecado. Sabe-se que os não julgara diversamente o escrivão que fora na frota de Cabral, ao pretender que neles se imprimiria ligeiramente qualquer cunho que lhes quisessem dar.