a famosa demarcação de Castela. Quando ascendera ele ao trono, as Índias Ocidentais não iam além de um pequeno grupo de ilhas governadas, se assim se pode dizer, de São Domingos, onde as autoridades reais mal podiam conter a fúria e cobiça dos aventureiros ali estabelecidos como colonos. E não é talvez por acaso se o grande passo inicial para a construção do império espanhol naquelas partes, que incluirá juntamente com as ilhas também a terra firme, se devesse ao filho de um dos soldados da Reconquista estabelecido entre aqueles colonos, colono ele mesmo, e encomendero.
Quando a queda de Granada destrói o que ainda restara do antigo domínio mouro na Península, Fernando Cortez conta sete anos de idade. Desaparecido o principal motivo para ásperas campanhas guerreiras, só lhe resta aguardar a idade própria para matricular-se em Salamanca. A herança paterna, porém, e a lembrança, ainda bem viva, certamente, em sua família e em seu meio, das lutas contra a mourisma não o deixam encarar sem revolta a perspectiva de enquadrar-se afinal na ordem burguesa e pacata de simples "letrado". Aos dezenove anos embarca em um navio rumo às novas Índias.(4) Nota do Autor
Não importa relembrar aqui a obra que dará imortal fama a esse guerreiro, tão adverso à carreira das letras quão desdenhoso do exercício rural a que de início parecera dever confiná-lo a posse de uma encomienda. É mister assinalar, porém, que essa obra não fixa apenas o verdadeiro início, como ainda o modelo do que há de ser a expansão dos castelhanos no continente. Aos demais soldados da conquista, Fernando Cortez dará, além do estímulo, o exemplo decisivo para os grandes cometimentos, e um deles, precisamente o mais afortunado, Pizarro, não será apenas seu discípulo, será ainda seu imitador, e em tudo minuciosamente fiel.
A estratégia "global" de que se servira em sua empresa, fazendo rol dos caciques que mandem na terra, indagando do número dos naturais, de seus ritos, vivenda, qualidade e assento, tratando alianças proveitosas, tomando língua e guia de todos os confins que existem por descobrir, procurando saber todos os tesouros e segredos de cada lugar, penetrando, enfim até ao coração da terra conquistada para dali melhor estabelecer o seu domínio, será a dos diferentes caudilhos castelhanos no Novo Mundo.(5) Nota do Autor E é de qualquer modo sua a concepção imperial que há de definir, ao cabo, e distinguir a atividade ultramarina de Castela.