Singularidades da França Antártica

NOTAS SOBRE O "PIAN"

Pelo Dr. EUSTÁQUIO DUARTE

(Da Sociedade de Medicina de Pernambuco)

A mais antiga referência, ao pian na América, dentro do período histórico, não data, como se pretende, de 1535, com o aparecimento da História Geral das Índias Ocidentais. Alguns anos antes de Oviedo e de Valdés, notava Díaz del Castillo (1519), cronista da expedição de Cortés ao México, que as boubas haviam infestado o exército da conquista antes mesmo da invasão do império tolteca.

Através desses primeiros relatos, pode-se concluir que o mal era velho entre as populações primitivas das Antilhas. Mas a crônica primária não fixou a sua designação indígena; registrou a denominação vulgar de bouba, peculiar aos países ibéricos, dando margem à suspeição de que a doença já era conhecida do europeu antes de suas aventuras por terras da América.

Os vestígios do pian se perdem nos tempos mais recuados da história do mundo. Segundo López Benzoni e Pedro Cieza de León (Chronica del Perú), os incas conheciam e tratavam as boubas. Pusey (History of Dermatology) informa que o mal infestara os hebreus do tempo de Moisés. E Levacher, cujas pesquisas remontam ao ano de 46 a.C. (Histoire du Pian — Origine des ses differents noms, Paris, 1847) testemunha que a doença existia entre os exércitos de Júlio César. Essa referência coincide com as dos pesquisadores D'Alibert e Swediaur (Maladies Venériennes, t. II) sobre a existência da bouba entre os povos antigos da Escócia e os primitivos celtas, a qual era comum na Gália à época da invasão da Irlanda. Embora afirme este último autor não haver encontrado vestígio algum do pian nos velhos livros gregos e latinos, a história da queda do império romano assinala a presença do mal entre os bárbaros.

As crônicas da época dos descobrimentos vão dando notícia da bouba, como doença peculiar às populações selvagens das mais distanciadas regiões continentais. Para Koeniger, a doença é autóctone em Samoa. Os que navegaram a Oceania, como o famoso

Singularidades da França Antártica - Página 473 - Thumb Visualização
Formato
Texto