Viagens pelo Brasil. Principalmente nas províncias do Norte e nos Distritos do Ouro e do Diamante durante os anos de 1836-1841

ora exposto a um sol de fogo, ora a chuvas torrenciais, como só as há nos trópicos; separado, por anos, de toda a sociedade civilizada, dormindo meses a fio ao relento; cercado em todas as estações do ano por feras e hordas de índios selvagens; sempre obrigado a carregar no lombo da cavalgadura, em caminhos desertos, uma provisão de água de beber; e, não de raro, passando dois ou três dias sem provar nenhum alimento sólido, nem sequer encontrando um macaco com que possa matar a fome. Não obstante tudo isto e também uma enfermidade séria, seu entusiasmo levou de vencida todas as dificuldades, que foram, até certo ponto, compensadas pelo prazer que ao amante da natureza sempre proporcionam tais peregrinações e pela quantidade de novas espécies que ponde aduzir à já longa lista dos seres organizados.

Ao Autor só lhe resta acrescentar que as notas donde se extrai a narrativa foram, pela maior parte, escritas em horas que, em circunstâncias outras, seriam devotadas ao sono; e que a própria narrativa delas compilada se fez durante uma travessia da Inglaterra para a Ilha de Ceilão.

Kandy, Ceilão, 1° de Janeiro de 1846.

***

Como o manuscrito das Viagens no Brasil, de Mr. Gardner, foi enviado de Ceilão e impresso durante a sua residência oficial naquela ilha, desejam os editores exprimir a grande obrigação em que se sentem para com Mr. John Miers, Esq., que, na ausência do autor, prestou valioso auxílio em corrigir os termos técnicos e botânicos, bem como os nomes próprios brasileiros, enquanto se fazia a impressão. Também desejam expressar o seu reconhecimento pelos atenciosos serviços prestados por Mr. Robert Heward, Esq., colaborando com Mr. Miers na revisão das provas.

Londres, 1° de Outubro, 1848.

Viagens pelo Brasil. Principalmente nas províncias do Norte e nos Distritos do Ouro e do Diamante durante os anos de 1836-1841 - Página 15 - Thumb Visualização
Formato
Texto