O Selvagem

O fruto recebeu o nome de mani oca, que quer dizer: casa ou transformação de Mani, nome que conservamos corrompido na palavra mandioca, mas que os franceses conservam ainda sem corrupção.

Esta lenda encerra duas coisas comuns a todas as religiões asiáticas: primeiro atribuir a um deus o ensino do uso do pão; segundo a concepção, sem perder a virgindade.

Será isto um simples produto da imaginação, será uma lei à que o entendimento humano está sujeito, ou será alguma recordação de velhas crenças asiáticas, conservada confusamente pela tradição oral? Qualquer dessas hipóteses é possível, mas por enquanto não passam de simples conjectura.

XII

Nomenclatura dos deuses tupis

Os deuses superiores, a quem o selvagem atribui ação geral sobre o mundo, são, como já disse: o Sol, a Lua, e Rudá, ou o deus do amor, ou da reprodução.

Guaracy, sol. Este Deus criou o homem e os viventes; abaixo dele parece que havia outros seres sobrenaturais, especialmente adstritos a certas ordens de animais.

O dos pássaros ou Guirapuru [Uirapuru]; o nome quer dizer, pássaro emprestado, ou pássaro que não é pássaro. Este Guirapuru toma a forma de um pássaro que anda sempre rodeado de muitos outros. As superstições populares do Pará atribuem a tal pássaro a virtude de conduzir à casa, daquele que possui um deles, continuado concurso de gente. Não há no Pará, no Maranhão e Amazonas muitos taverneiros que não tenham na soleira