O Selvagem

I

A região dos selvagens

Sem falar da margem esquerda do Amazonas, nem da imensa bacia percorrida pelo Paraná e seus afluentes, a grande região ocupada hoje pelos selvagens é o plateau ou araxá central do Brasil, especialmente a parte compreendida entre as terras altas que dividem as bacias do Prata da do Amazonas ao sul, o Araguaia a leste, o Amazonas ao norte e o Madeira ao poente.

Nessa região, por assim dizer virgem, existe uma população indígena que alguns avaliam em dois milhões de habitantes, que outros pretendem que não excede a 400 mil, mas que em todo caso é considerável. Essa região, que só por si daria um reino maior do que a França, é quase inteiramente desconhecida dos brasileiros e dos homens civilizados. A busina do selvagem, os seus cantos de amor e gritos de guerra são quase os únicos sons que por ora têm repercutido os ecos desse vasto país.

Se o leitor tiver paciência para acompanhar-me, ficará formando um juízo de como se transpõe esse reino dos selvagens, que tenho viajado mais de uma vez, correndo grandes perigos, devendo a vida a meu revólver ou a meus braços, mas onde tantas vezes senti o inefável gozo de me ver a sós com Deus e com a natureza.