O Selvagem

não têm ideias precisas das grandes extensões do nosso país que são ainda dominadas pelos aborígines, e, como eles desapareceram da costa, muitos os supõem quase extintos, julgando que a área povoada pelo brasileiro cristão é a quase totalidade de nosso país.

A verdade é justamente o contrário, como ficou demonstrado.

Esta só consideração basta para tornar patente o empenho com que devemos nos prover de intérpretes para atuar entre esses bárbaros e impedir que eles continuem a ser, como disse, um obstáculo para o povoamento de tão vasta porção do Império, quando tão úteis lhe podem ser desde que nos deliberemos a empregar os meios para utilizá-los.

Se esta comissão, com seu prestígio, tomasse a si o encargo de chamar sobre o assunto a atenção das classes pensantes, o que é de sua competência, porque seu fim principal é despertar a atenção do país sobre aqueles objetos de que depende a riqueza pública presente e futura; se S. A., seu presidente, se dignasse tomar, sob seu patrocínio, a ideia do corpo de intérpretes, o prestígio de seu nome seria suficiente para congregar em torno dela o concurso de algumas de nossas inteligências, o que seria muito eficaz para que produzisse seus frutos.

Além dos fins econômicos e administrativos que se ligam ao assunto e que ficaram ligeiramente esboçados, há um fim humanitário a atender-se e que não pode ser indiferente a nenhum povo civilizado, porquanto:

Promover isto seria também promover a realização daquele sublime mandato que Cristo confiou a todo o povo cristão diante de um povo bárbaro, nas seguintes sublimes palavras do Evangelho: