da família Barbosa de Oliveira e obteve a mão da filha mais velha Francisca Ilídia. Há ainda entre as cartas de João Barbosa bilhetes à sua prima dando recados de Jacobina. Faleceu a I.° de novembro de 1896, de um colapso cardíaco.
Sobre as dificuldades surgidas na família com a adesão do Dr. Jacobina à República nada fala mais eloquentemente do que a seguinte carta do Cons.° Albino a sua filha:
"Chiquinha
Rio, 8 de julho de 1873.
Minha querida filha do C.
Ontem recebi a tua curta de I.° do corrente e agradeço-te os bons desejos e orações a Deus pela minha felicidade. Mas, se verdadeiramente me desejas esses bens, bastará, que obtenhas de teu marido a mercê, que lhe pedi encarecidamente, de se deixar de republicanices, que só prestam para causar-me o mais profundo desgosto. Não evitei o que tanto temia. Já a — República - de hoje, dando notícia desse Club Republicano, que teve lugar em S. Paulo, menciona o nome do digno representante da Serra Negra. Está imortalizado teu marido, tomando assento entre os F. Quirinos,(3) Nota do Leitor Jorges,(4) Nota do Leitor Glycerios,(5) Nota do Leitor cuja amizade e cujos pedidos lhe merecem mais, do que a minha amizade leal, sincera e dedicada, e as minhas rogativas instantes, tão convictas e tão encarecidas! Paciência. Estou reservado para tudo neste vale de lágrimas, que devo chorar, já pelas injustas perseguições e calúnias de inimigos, já pelas punhaladas, que recebo dos amigos, dos quais só devia esperar gratidão e reciprocidade.
Desde ontem nesta infeliz casa só se vê o pranto e a desolação. Tua pobre mãe, já não sei como tem olhos; tuas irmãs a acompanham: a notícia do mau estado de saúde de teu marido a opinião desse médico a respeito da doença dele, e o estado de