Memórias de um magistrado do império

dor, de mágoa, e abatimento e ao mesmo tempo de desespero, em que elas me veem, são a causa destas lágrimas.

Agora vejo que elas têm razão, e a causa voluntária e involuntária de tamanho desgosto é teu marido que elas amam, adoram quase e por quem têm a maior dedicação. Não pude dormir esta noite, e agora estou atordoado, trêmulo e não sei o que escrevo. Debalde pego num jornal, ou abro uns autos, não posso ler: o pensamento está em outra parte. Já vês que a tal reunião em S. Paulo não foi tão inocente, como tu finges crer. Digo - finges - porque tens bastante inteligência para conhecer as cousas.

Não desisto de meu pedido, antes o renovo. Para o céu há dois caminhos, o da inocência e o do arrependimento. Se a inocência perdeu-se, resta o arrependimento. Se se fez uma asneira, não se repita, não se torne a fazer. A Serra Negra pode ser representada por outro indivíduo, vg, pelo Luiz Gama,(6) Nota do Leitor que também é negro. Ah! Minha filha, porque será atribulada a minha velhice, quando eu tinha todos os motivos para crer que ela seria feliz e tranquila...

Se amas tua pobre mãe, vê se concorres para lhe diminuir os desgostos: bem bastam os que vêm, sem culpa nossa e inevitavelmente.

Teu amante Pai

ALBINO JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA".

NOTA IV

Carlos Gomes

O Conselheiro Albino orgulhava-se de ter valido ao grande compositor campineiro que ele recebeu no Rio quando o artista abandonou a casa paterna para iniciar a carreira em que havia de vencer.

Memórias de um magistrado do império - Página 333 - Thumb Visualização
Formato
Texto