NOTA VIII
O Dr. Luiz Albino Barbosa de Oliveira
Dr. LUIZ ALBINO BARBOSA DE OLIVEIRA - o segundo filho do Cons.° Albino, Luiz Albino, formou-se em direito na Faculdade de S. Paulo, tendo pertencido a uma turma famosa, como a de 1874-78. A ela se refere longamente Almeida Nogueira nas Tradições e Reminiscências (vol. IX). S. Paulo, 1912.
Tratando do Dr. Luiz Albino diz este autor: "Alto, esbelto, tez clara, entis finíssima, olhos grandes e negros, cabelos castanhos". "Fisionomia gentil, de esmerada educação e trato amabilíssimo". "De posse do pergaminho de bacharel, o Dr. Barbosa de Oliveira por pouco tempo esteve residindo no Rio de Janeiro. Logo foi nomeado promotor público da comarca de Campinas, cargo este em que se conservou até fins de 1886, exercendo-o com brilho e exação. Era tão devotado ao culto do seu ministério, que em família o designavam pelo apelido de Lulú Justiça. Mais tarde, dedicou-se à vida agrícola, assumindo a direção de importante fazenda de café, que possuía no município, de sociedade com um seu irmão, no delicado período que antecedeu a abolição do elemento servil."
A fazenda a que se refere Almeida Nogueira é a de Morro Alto doada por seu sogro, em Amparo, até hoje pertencente aos seus descendentes.
"O Dr. Luiz Albino, continua Almeida Nogueira, de espírito elevado e bondoso coração, sabia conciliar com a imprescindível disciplina da fazenda, um regime brando e humanitário para com os escravos. Era, por isso, muito estimado deles".
Casou-se com D. Camila de Ataliba Nogueira Barbosa de Oliveira, filha do Barão de Ataliba Nogueira.
Foram seus colegas de turma Pinheiro Machado, Sampaio Ferraz, Carlos Ferreira França e muitos outros que se distinguiram mais tarde. Mas os seus amigos, com os quais manteve