O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

caixotes de livros, e tinha feito um ajuste com um empregado subalterno de uma casa mercantil, para ter a bagagem colocada no vapor bem cedo. Acreditando-me perfeitamente seguro, ocupei-me em escrever até meia hora antes da partida. Ao entrar no estabelecimento mercantil referido, encontrei minha bagagem descansando quietamente onde eu a tinha deixado na véspera. Havia somente tempo para levá-la a toda pressa num carro para o Consulado. Saímos a toda pressa e, ao alcançar este lugar, passamos por uma série de formalidades para embarcar as caixas; então, tomando um bote (pois os navios não atracam em docas), chegamos ao vapor, e tivemos o desgosto de ser informado pelo segundo piloto brasileiro que os motivos de nossa pressa não podiam ser recebidos a bordo naquela hora, sem uma permissão especial do oficial do vapor, que estava na rua, a uma milha distante do Consulado.

Os negros remaram comigo rapidamente em direção à terra, onde saltei para um tílburi e percorri barulhentamente as ruas até o ambicionado escritório da "Southern Steam-Packet Company". Obtive a permissão e, voltando com a mesma rapidez com que vim, cheguei logo a bordo. Deixo ao leitor julgar quão mais fácil e mais razoável seria tudo na Inglaterra ou nos Estados Unidos, mesmo me cabendo a culpa de não atender à minha própria bagagem para vê-la belamente no vapor um dia antes.

Uma vez a bordo, verifiquei não ter havido necessidade da minha grande correria, pois a máquina roncou e assobiou mais de uma hora antes de deixarmos o ancoradouro. Nossos passaportes foram todos examinados pelo oficial de polícia, e nossas identidades pessoais verificadas pelo agente do paquete, para descobrir se todos os passageiros tinham pago sua passagem; o capitão tomou seu posto sobre a casa do leme e à voz de "pequena volta para frente" movemo-nos através do ancoradouro dos navios de guerra e outras embarcações carregando e descarregando, até se ouvir a voz de "para a máquina", quando estavarnos sob os canhões de Villegagnon.

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2 - Página 11 - Thumb Visualização
Formato
Texto