camarote desperta-nos para dar uma xícara de café, e trinta ou quarenta minutos depois uma grande tigela de mingau, (araruta ou maizena), bem salpicado de canela e açúcar, é colocada na mesa, e um corpulento camarada, reforçado com uma colherona, está pronto para servir-nos com toda a graça e celeridade dos benfazejos gênios que se encontra no "Faubourg du Temple" em Paris. Às dez horas um imenso almoço composto de roast-beef e carne cozida, carne de porco, peixe fresco, pirão, (preparado com mandioca), etc, etc., é colocado diante de nós. Comece a servir-se ou do contrário os seus vizinhos farão a mesma coisa sem a menor demora e, quando se julgam satisfeitos ou fatigados com esta operação, variam de ocupação bebendo o chá que o dispenseiro trouxe fervendo. Depois sobe-se para o passadiço. Se o mar não está forte, os cachimbos, charutos e passeios são o número seguinte do programa. O panorama litorâneo é o meu charuto; e até agora não houve diminuição no meu prazer em contemplá-lo. Pelo contrário, as montanhas são ainda mais fantásticas e variadas do que no Rio, e as baías e ilhotas são grandemente pitorescas. Os passageiros se mostram fecundos em anedotas e gracejos durante uma ou duas horas, e depois dormem a sesta ou leem. Eu me arriscarei a afirmar que até agora nunca houve tantos leitores da Bíblia à bordo de um navio brasileiro. Por causa do ardor do clima, cada um destes vapores costeiros tem, em redor de todo o passadiço superior, pequenos camarotes ou, mais propriamente, respeitáveis casas de cachorro, com uma janela de correr. Embora haja confortáveis leitos nos de baixo, estes camarotes superiores são os mais agradáveis pois, de noite e de dia, tem-se sempre ar fresco e puro. Os meus companheiros de viagem estavam todos ocupando esses pequenos camarotes com as janelas de correr levantadas, e assim tive a oportunidade de vê-los quando passeava no tombadilho. Fui muitas vezes chamado para explicar as Escrituras, e alegrava-me com a oportunidade de espalhar a semente que, embora semeada em região aparentemente imprópria, o Senhor pode fazer com que se multiplique cem vezes.
Chegamos a Paranaguá na manhã do primeiro sábado depois de deixar o Rio, e agora posso dizer que estive na mais nova província brasileira — a de Paraná. A entrada da baía é um perfeito "quebra-cabeça", e as montanhas ao fundo da cidade são altas e pitorescas. Enquanto o sol estava batendo sobre o tombadilho do nosso vapor, fiz um rápido esboço a lápis de um trecho do porto, esboço que junto a esta carta, explicando-lhe de antemão a impossibilidade de corresponder à beleza de toda esta costa sem o poder de um Constable, um Turner ou um Calame.
Paranaguá foi antigamente um célebre ponto de reunião para aventureiros de todas as nações empenhados no comércio de escravo;