Quando, na minha volta, entrei no vapor, reparei que uma senhora, cujo gosto singular de vestir-se tinha atraído a atenção de todos a bordo, recebia as atenções de uns guapos senhores, cujos bigodes bem elegantes e sapatos bem lustrosos indicavam que pertenciam a uma classe bem diferente aos daqueles passageiros, vestidos de ponche, que se dirigiam a Curitiba e aos sertões. Pouco depois fui informado que a senhora em questão era a "brilhante estrela" de uma companhia teatral, que viajava então pelas províncias, e que os senhores eram da mesma companhia, tendo chegado alguns dias antes da sua prima donna assoluta.
Os passageiros que se destinavam a Santa Catarina permaneceram esta noite no vapor; mas no dia seguinte (domingo), muito cedo, saíram todos, com exceção de minha pessoa, para passar as horas do dia de descanso em Paranaguá, onde havia uma grande festa em honra daquela santa. Uma das maiores atrações foram as representações teatrais dos atores viajantes, que deviam emprestar dignidade e honra à festa com comédias tolas e vulgares. Dirás talvez: "Qual a vantagem de propagar a palavra de Deus entre pessoas como essas?" Responderei: "Não se poupe em fazer o bem"; e estas são as próprias palavras de Deus. Meu dever é espalhá-lo em todas as partes, pregá-lo pelo exemplo sempre que possa, e deixar o resto por conta d'Ele. Já encontrei mais de um notável caso no Brasil, onde a Bíblia, semeada sob circunstâncias justamente tão adversas, produziu seus frutos.
Passei o dia a bordo, mas tive muito pouco descanso por estar o vapor passando a sua carga de carvão da escuna para o costado, carvão esse do qual, coisa inconcebível para o capitão do navio havia muitas toneladas a menos. Eu tinha tudo o de que necessitava, uma grande mesa provida com comida; mas, sendo de natureza sociável, convidei o engenheiro (um jovem de bom senso e inteligente de Manchester) e o segundo piloto brasileiro, para se associarem comigo. Descobri do inglês que seus filhos e muitos de seus compatriotas residiam na Saúde, (um distrito municipal da cidade do Rio de Janeiro) abandonados moral e inteletualmente. Moram muito longe da Igreja Inglesa para assistirem ao serviço religioso: mas este pretexto da distância talvez seja apenas para esconder o único real — o da indiferença. Mas a verdade é que se podia arranjar alguma coisa para eles. São trabalhadores, e tanto os adultos como as crianças não fazem o que deviam fazer, uma classe correndo para a cachaça e a outra para a ignorância, e para eles o "domingo não é domingo". No próximo ano milhares de trabalhadores ingleses e irlandeses, virão para a Estrada de Ferro Pedro II, e por causa da distância e dos deveres do sacerdote Rev...., este não poderá atendê-los intelectual e espiritualmente.