O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

divide o Equador do Peru e entre esses países, a sua largura varia de meia a uma milha; além dos limites do Equador, aumenta a largura até duas milhas; e abaixo do Madeira, seu tributário mais considerável, tendo um curso menor do que duas mil milhas de comprimento, é de cerca de três milhas de largura. Entre Faro e Obidos, lugares alcançados pela maré cheia, a largura do rio é de menos de uma milha, porém abaixo de Obidos, alarga-se de novo e depois da confluência do Tapajós, mede quase sete milhas de margem a margem. A largura do canal de Bragança do Norte, a boca mais setentrional desse vasto rio, mede 30 milhas em frente à ilha de Marajó, e 50 milhas em sua embocadura. A largura do canal Tanjipurá é de 18 milhas, na junção do Tocantins, e de 30 milhas na foz.

Ao passo que a área total drenada pelo Mississipi e seus afluentes é de 1.200 mil milhas quadradas, a área do Amazonas e seus tributários (não incluindo a do Tocantins que é maior do que o vale do Ohio), é de 2.330 mil milhas quadradas. É mais de um terço de toda a América do Sul, e iguala dois terços de toda a Europa. O sr. Wallace tem deslumbrado os ingleses declarando que toda a Europa Ocidental podia ser colocada dentro do vale do Amazonas, sem tocar seus limites, e esse vale podia mesmo conter todo o Império das Índias.

Herndon e Gibbon

Em 1851-52, os tenentes norte-americanos Herndon e Gibbon, (Vide nota 76) Nota do Tradutor desceram o Amazonas, um pelos seus tributários peruanos e o outro pelos seus tributários bolivianos. Os interessantes relatórios desses exploradores foram publicados por ordem do Congresso e lidos em todo o mundo. O tenente Gibbon atravessou os caminhos mais desconhecidos e, por isso, a sua obra possui mais interesse intrínseco. O tenente Herndon produziu um livro não só capaz de despertar o interesse dos Estados Unidos e da Inglaterra, pela

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2 - Página 345 - Thumb Visualização
Formato
Texto