O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

importância do Amazonas, como também pelo fato de que a sua viagem de descida, por esse rio, e as suas conclusões, muitas delas totalmente visionárias, levaram o governo brasileiro a cumprir o seu dever; em 1852-53, o Brasil, por seu tratado com o Peru, comprometeu-se a colocar vapores, sob o pavilhão brasileiro, desde a cidade do Pará, até àquele país, devendo os contratantes ter o monopólio da navegação a vapor no Amazonas pelo prazo de 30 anos, com um juro anual de cem mil dólares para os primeiros 15 anos; a viagem é para ser executada por dois vapores, um subindo o Amazonas, a partir da cidade do Pará, o outro descendo o mesmo rio, a partir de Nauta, encontrando-se os dois vapores em Barra.

Companhia de Navegação do Amazonas

Nauta fica no Peru, na margem direita do Amazonas, quarenta e seis léguas abaixo da junção do Ualaga, e tem uma população de mil habitantes. A Companhia, sob a direção do Barão de Mauá, brasileiro cheio de iniciativa, imediatamente colocou o seu primeiro vapor navegando do Pará até Nauta. A Companhia, em retribuição aos privilégios garantidos, contratou fundar numerosas colônias, nas províncias do Pará e do Amazonas. Quase todos os meses, colonos, sob a direção da "Amazon Navigation Company" chegam ao Pará vindos de Portugal e suas ilhas.

As colônias de Obidos e Serpa e uma outra nas bocas do rio Negro, não tiveram grande sucesso; embora a Companhia se comprometesse a fundar colônias, acima da barra do rio Negro, uma no rio Tefé, acima da vila Diogo, três outras no Madeira, em Crato e Borba, duas no Tapajós não longe de Santarém e três no Tocantins, é de se duvidar que o contrato possa ser cumprido.

O contrato feito pela Companhia com os emigrantes portugueses, rezava que: "os colonos se comprometem a trabalhar para a Companhia, durante dois anos, por uma

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