sobre importação constituem um imposto direto sobre o consumo interno; ao passo que as taxas sobre exportação embaraçam seu comércio externo. Por essa forma, a agricultura se vê duplamente oprimida, e é sob o peso de grandes dificuldades que os imensos recursos do país se têm desenvolvido em grau relativamente pequeno.
Houvesse outros meios para fazer frente às despesas governamentais, e talvez fosse pouco aconselhável empregar tão teimoso processo, a não ser sob a alegação de se tratar de um mal necessário. Mas não haveria possibilidade de encontrar rendas para o Brasil com a venda das terras públicas? Milhões de milhões de acres conservam-se ainda desaproveitados, não obstante o descuido com que as porções mais ricas e valiosas do patrimônio público têm sido concedidas a todos os que pretendam a sua posse. Não poderiam ser instituídos serviços governamentais, e a totalidade do país ser legalmente demarcada? Até aqui, nem um quinto do seu território foi levantado; e mesmo em alguns distritos populosos ainda subsiste grande incerteza a respeito de delimitações. Consta que uma reforma nesse sentido foi iniciada. Mas que vantagens resultariam desses serviços, se a emigração espontânea de estrangeiros não fosse encorajada?
Grandes coisas se fizeram nesse sentido, porém, mais ainda resta fazer. O sistema colonial não provou bem como o esperavam os seus partidários. A mentalidade do povo está se orientando no verdadeiro sentido. Fazem-se necessários emigrantes inteligentes. Abertas as portas de entrada, que o Governo retire todas as restrições de passaportes e taxas sobre emigração, e os grandes e pequenos proprietários não terão que recorrer a meios tão dispendiosos para atrair a emigração; ela virá por si.
A educação vem dia a dia provocando maior interesse. No novo sistema escolar, o modelo francês foi geralmente seguido. Tendo já descrito aqui instituições de vários graus