O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

esse mal. A falta de sacerdotes que se dediquem à salvação das almas, ou que se ofereçam ao menos para essa missão, é surpreendente. Note-se que o número de padres que morrem ou tornam-se incapazes, por doença ou pela idade, está na proporção de dois para um daqueles que recebem ordens. Mesmo entre estes, poucos são os que se destinam às missões pastorais. Ou voltam as suas vistas para os assuntos seculares, como meios de conseguir maiores proveitos, vantagens e respeito, ou pretendem os postos de capelães, etc, que proporcionam vantagens iguais ou superiores ainda, sem se sujeitarem às provas literárias, aos estorvos e despesas necessárias para conseguirem uma boa posição eclesiástica. Não é aqui o lugar próprio de se averiguarem as causas de um tal estado de coisas; mas a verdade é que nenhuma pessoa de certa distinção destina seus filhos ao sacerdócio. A maioria dos que procuram a sagrada profissão são indigentes que, pela sua pobreza, se acham impedidos de prosseguir em seus estudos. Sem dúvida o principal motivo pelo qual são tão poucos os que destinam à profissão eclesiástica deve ser procurado na pequenez dos seus honorários. Além disso, os proventos pecuniários instituídos como remuneração de certos serviços clericais, reassumiram o caráter de contribuição voluntária que tinham nos primitivos tempos, e o sacerdote que tenta coagir os seus paroquianos a pagar-lhe, quase sempre se torna odioso, e pouco ou quase nada consegue com essa tentativa".

Nas condições atuais, o Brasil sente apenas a necessidade de piedosos ministros evangélicos, que ganhem a sua própria subsistência. Homens que, como o Apóstolo dos Gentios, não prezam a sua vida senão o quanto ela sirva para conquistar almas para Cristo. E isso é tanto mais para esperar quanto Deus, em Sua providência, saberá orientar devidamente tais homens para o Seu caminho, especialmente quando refletirmos que a Sua palavra não poderá voltar vazia para junto d'Ele, e que as orações fiéis nunca serão esquecidas diante do trono do Altíssimo.

Poderíamos ter mostrado ao leitor um número muito maior de incidentes no trabalho que fizemos para a causa do nosso Mestre no Brasil, porém, por motivos óbvios, evitamos entrar em minúcias; acreditamos possuir todo o entusiasmo para ter esperanças no Brasil, no ponto de vista quer religioso quer político.

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2 - Página 367 - Thumb Visualização
Formato
Texto