O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

de 25 anos de idade, ou 21 anos para os que são oficiais do Exército da Marinha, ordenado em ordens sacras, formado por qualquer Academia, ou casado. Os eleitores se reúnem e escolhem os cidadãos que desejam como seus representantes durante um período de quatro anos. São os juízes de paz, que constituem a Câmara Municipal, isto é, o poder executivo e legislativo para um quadriênio; os funcionários da polícia são nomeados pelo governo das províncias; temos o habeas corpus aplicado a todos os casos de ofensa física, garantindo a liberdade do cidadão; o direito de queixa é sagrado; e permitido mesmo ao escravo; a imprensa é livre, e o júri julga a maior parte dos crimes.

Qualquer que possam ser as divergências de opinião dos partidos políticos do Império, todos são acordes em preservar aquilo que possuímos: como em toda parte do mundo, alguns esperam alcançar mais rapidamente o futuro, outros menos, mas todos partindo do princípio dos direitos adquiridos, que ninguém deseja ver desrespeitado.

As leis brasileiras garantem certos e especificados favores aos emigrantes, e o governo do Brasil procura ampliá-los; em vossa carta, desejais conhecê-los, e eu, para dar-vos a conhecê-los completamente, ordenei que se compilasse, para vos ser entregue, a legislação em favor dos emigrantes. Aconselho-vos a iniciar a vossa viagem através do Brasil pela província de São Paulo. O sr. Street, cidadão brasileiro naturalizado, tem ordens para vos acompanhar e, como mantém relações conosco, está em condições de fornecer-vos todas as informações desejadas.

De São Paulo, dirija-se ao Paraná, Santa Catarina, Rio Grande e, de volta, se o desejardes, podereis percorrer as nossas províncias centrais e do norte, onde obtereis dados e informações que vos permitirão dar uma ideia justa e segura a respeito de nós e da nossa terra aos vossos associados, e se, depois disso, resolverdes vir estabelecer-vos entre nós, a vossa resolução será o fruto de madura reflexão e estudo, o que mais ainda nos lisonjeará, porque vos abriremos os braços com fraternal solicitude, sem desejar atrair-vos com frases hiperbólicas mas somente com a verdade dos fatos; assim sendo, poderemos afirmar-vos que não haverá males que não se transformem em bens, uma vez que os nossos irmãos do Norte, aqui se sintam bem, trazendo-nos o influxo da energia, atividade e capacidade norte-americanas; o nosso pezar em vê-los divididos será compensado pelo prazer dos novos elementos de aproximação e união que nos oferecem.

Sou, com satisfação, vosso, etc.
Antonio Francisco de Paula Souza.

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2 - Página 375 - Thumb Visualização
Formato
Texto