O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2

minério de ferro. Os três requisitos essenciais para a instalação de uma fundição encontram-se assim interestratificados entre si numa mesma região: o minério, o combustível e o solvente, todos da melhor qualidade, combinação essa de riquezas minerais que só estão à espera da mão do homem para torná-las realidade e que raramente se encontram juntas numa mesma região em qualquer outra parte do globo. As duas camadas inferiores dessas formações carboníferas são, evidentemente, micaxistos (n° 14) e uma outra rocha calcária (n° 15) de grande dureza e natureza compacta. Torna-se difícil determinar qual delas é a que serve de base pois, em alguns pontos, o micaxisto é visto repousando sobre o sienito que envolve a bacia carbonífera e, em outros, o calcário; a denominação de "calcário metalífero" foi-lhe atribuída devido aos inúmeros cristais e delgados veios de sulfeto de ferro que nele se mostram. Com toda probabilidade, outros veios metalíferos serão encontrados nesse calcário.

Quase toda a bacia carbonífera do vale do Jaguarão é cercada por morros sieníticos que medem de 200 a 300 pés de altura; a vertente dirigida para as jazidas de carvão inclina-se suavemente para baixo até que desaparece sob os arenitos que recobrem o carvão; na vertente oposta, o sienito, depois de apresentar um aspecto desigual e ondulado num percurso de três a quatro léguas, vai gradativamente baixando até constituir um terreno liso, que se continua por uma quase perfeita planície até o porto marítimo do Rio Grande do Sul (São Pedro). Assim, a companhia já constituída para fazer as explorações e estudos de uma via férrea que transporte os produtos minerais do Vale do Jaguarão, atinge um porto de mar, onde o carvão pode ser embarcado para os diversos portos do litoral do Brasil e para o Rio da Prata, e não encontrará, portanto, dificuldade em conseguir uma estrada em que se possa construir uma via férrea.

A gravura que este acompanha (de uma fotografia das escarpas em que se mostram as camadas de carvão ao longo do rio Candiota) mostrará a grande facilidade de exploração do carvão em quase todos os pontos da bacia a céu aberto. Podem ser empregados vagões em linhas ramais partindo em várias direções da linha tronco, de modo a atingir diretamente os filões, dispensando custosas instalações de poços.

O mergulho geral das camadas é de 50 a 10º S. W., e em ponto algum há indícios de soerguimentos posteriores ou deslocamentos de camadas visíveis, de modo que se encontrarão poucas obstruções para a passagem dos vagões ao longo dos filões no futuro desenvolvimento dos trabalhos de exploração.

Quase desnecessário será insistir sobre o imenso valor desses depósitos de carvão no ponto de vista econômico, quando já

O Brasil e os brasileiros: esboço histórico e descritivo v.2 - Página 399 - Thumb Visualização
Formato
Texto