ficou assentado, numa rápida exploração da região entre o porto marítimo do Rio Grande do Sul (São Pedro) e as minas de carvão de Candiota que, com toda probabilidade, o carvão será colocado a bordo de navios que partem do Rio Grande por um custo talvez menor que 7$000 por tonelada, quando atualmente está sendo vendido por 24$000 e, logo que seja aprovada uma lei permitindo que navios de todas as nações naveguem entre os portos brasileiros, não haverá falta de companhias de navegação que se encarreguem do transporte do carvão do Rio Grande para o Rio de Janeiro, por cujo porto se importa anualmente a enorme soma de 180.000 toneladas de carvão, por um preço que permitirá a companhia de mineração de carvão de Candiota vender seu produto, no mercado da capital do Império do Brasil, por mais ou menos 15$000 a tonelada, preço que excluirá qualquer competição dos mercados estrangeiros, visto que o carvão estrangeiro é raramente vendido por menos de 22$000 a tonelada.
O consumo de carvão no Rio da Prata é talvez tão grande como o do Rio de Janeiro, e as facilidades de suprir os mercados de Buenos Aires e Montevidéu, com o produto, das minas de Candiota são ainda maiores do que para o Rio de Janeiro. O carvão pode ser mandado dessas minas, em navios carvoeiros e entregue em Montevidéu, em três ou quatro dias, por um custo próximo da metade da entrega do mesmo produto no Rio, e numa praça em que o carvão nunca atinge a um preço menor de 15 dólares por tonelada, ou sejam 30$000. O consumo do carvão no litoral do Brasil e no Rio da Prata aumenta de ano em ano, sendo mesmo provável que, depois de se iniciar a exploração das minas de Candiota, poucos anos se passarão para que seja julgada insuficiente uma única linha férrea para o transporte do carvão de Candiota em vista da sua crescente procura.
Rio de Janeiro, 20 de julho de 1865.
NATHANIEL PLANT.
AS JAZIDAS DE CARVÃO DO BRASIL
por Edward Hull, B. A., F. G. S.
(Nota publ. em "The Quarterly journal of Science" — Engl. Nº II, abril de 1864)
O imenso Império do Brasil, que ocupa um terço do continente da América do Sul, com uma superfície de 3 milhões de milhas quadradas, consideravelmente maior do que a Rússia Europeia, banhado pelo maior rio do mundo, o qual, com os seus tributários, é navegavel muitas centenas de milhas acima da sua foz; com os seus limites ocidentais atingindo os esporões dos Andes, e