distritos minerais do Rio Grande do Sul e outras partes da América do Sul, resolveu proceder a uma mais completa exploração dos distritos carboníferos; acaba ele de enviar a este país, Inglaterra, um relatório dos importantíssimos depósitos de combustível mineral que podem ser explorados, juntamente com esses testemunhos insuspeitos — vistas fotográficas e amostras de rochas. Essas amostras foram apresentadas à "Geological Society", de Manchester, pelo seu irmão sr. S. Plant, Conservador do "Royal Museum", de Salford.
As jazidas de carvão de Candiota são as maiores das três até agora descobertas. Estão situadas entre 31° e 32° de latitude Sul, no extremo da província do Rio Grande do Sul. São atravessadas pelo rio Jaguarão e vários de seus afluentes, ao longo de cujas margens afloram os filões de carvão. Há dois grandes filões de carvão betuminoso, medindo o inferior 25 pés de espessura, e separado apenas por poucos pés de folhelho da camada superior (ou séries de camadas, com 40 pés de espessura). Em alguns pontos, as faixas intermediárias de folhelho, que dividem a formação carbonífera em distintos leitos, vão se estreitando, filões de carvão betuminoso, medindo o inferior 25 pés de espessura, não ultrapassando, supomos, em dimensões verticais, por nenhuma outra formação semelhante até então descoberta. Temos em mão amostras do carvão; e, embora retiradas da porção exposta, são dificilmente distinguíveis, a não ser pela sua cor levemente pardacenta, do carvão comum da Inglaterra.
As camadas de carvão repousam sobre uma série de folhelhos, arenitos e calcários cristalinos, o todo sustentado por micaxistos e, finalmente, por sienitos.
O ferro também ocorre, como nas formações carboníferas da Grã-Bretanha, tanto sob a forma de faixas de argila-ferruginosa como sob o aspecto de cobertura dos filões de carvão. No topo da elevação formada pelo afloramento dos filões de carvão, ocorre uma massa de minério de ferro silicoso, de várias jardas de espessura, tendo sido exibida na última Exposição Industrial, entre outros produtos brasileiros, uma folha de ferro fundida de material dessa proveniência colhido pelo sr. N. Plant. Assim, ocorrem, muito próximos uns de outros, o minério, o combustível, o solvente e a argila necessários para o estabelecimento de fornos para fundição de ferro.
Os diferentes minérios assim reunidos apresentam-se numa escarpa elevada, que pode ser vista prolongando-se por várias léguas, apresentando as maiores facilidades para a exploração a céu aberto, ou por túneis abertos nos flancos da escarpa.
Do sopé dessa elevação parte uma planície basáltica levemente inclinada, sobre a qual, por um custo muito moderado, se