Expedição às regiões centrais da América do Sul v.2

e setenta e oito; o das destinadas à criação era de seiscentos e sessenta e sete. O número das minas de ouro em atividade não ia além de quarenta e um, enquanto que o das abandonadas era de duzentos e trinta e dois. Havia, finalmente, mil quinhentas e oitenta fiações de algodão.

No que diz respeito ao comércio, em 1823 haviam entrado na província vinte e cinco contos de produtos diversos; entraram também, durante o mesmo ano, noventa e oito escravos, os quais, valendo, termo médio, quatrocentos mil réis, perfizeram um total de trinta e nove contos e duzentos mil réis. Isso significa que no ano em questão entraram ali sessenta e quatro contos e duzentos mil réis, ou sejam, aproximadamente, duzentos e quatorze mil francos. No mesmo período foram exportadas quatro mil e oitocentas cabeças de gado, o que, juntamente com quatrocentos couros, representa o valor de vinte e nove contos quatrocentos e cinquenta mil réis, ou sejam noventa e seis mil francos. Houve, portanto, para a província, durante aquele ano, um saldo desfavorável de trinta e quatro contos setecentos e cinquenta mil réis, ou seja, cerca de cento e quinze mil francos. Dever-se-ia entretanto computar também o ouro em pó e os diamantes do Rio Claro, que são enviados para o Rio de Janeiro.

Em 1844 a receita da província era apenas de dezesseis contos de réis, para uma despesa de cento e vinte contos, ao passo que em 1824 as despesas não tinham ultrapassado cinquenta e três contos, para uma renda de oitenta e um contos. O montante efetivo destas importâncias chega à província quase inteiramente sob a forma de moedas de cobre. Acredito que, no tocante às exportações, a província deve ter realizado grande progresso; mas como não existe nenhuma documentação a este respeito, foi-me impossível verificar o fato. Direi apenas que hoje se exporta muito couro de boi tanto para o Rio de Janeiro como

Expedição às regiões centrais da América do Sul v.2   - Página 40 - Thumb Visualização
Formato
Texto