Expedição às regiões centrais da América do Sul v.2

A comarca de Goiás era dividida em seis julgados(1), Nota do Autor dos quais o primeiro corresponde à cidade do mesmo nome, capital da província. Tem este a extensão de sessenta e duas léguas e meia, de leste a oeste, e oitenta de norte a sul. É separado do julgado de Meia Ponte, a leste, pelo rio Sucuri, do de Santa Cruz, a sudoeste, pelo rio Meia Ponte; da província de Mato Grosso, a oeste, pelo rio Araguaia; do julgado de Pilar, ao norte, pela floresta da Extrema; finalmente, ao sul, é limitado pelo sertão desabitado de Camapuã.

O julgado de Goiás se subdivide em três freguesias (paróquias), a saber: a da catedral de Santana, ou da Capital, a do Senhor Bom Jesus, a do Arraial da Anta e a da missão dos Caiapós, na aldeia de São José de Massamedes.

As igrejas que dependem da catedral são: a capela de São João, no arraial do Ferreiro, distante uma légua a leste de Goiás; a de Nossa Senhora do Pilar, no arraial de Ouro Fino, distante três léguas, na mesma direção; a de Nossa Senhora da Abadia, no arraial do Curralinho, que fica sete léguas a sudeste de Goiás; a de São Francisco de Assis, no arraial de Anicuns, doze léguas ao sul; a da Conceição, no arraial de Campinas, trinta léguas ao sul; a de Bom Jesus do Rio Claro, dezoito léguas a sudoeste; finalmente a do Rosário, no arraial da Barra, cinco léguas a noroeste.

A freguesia do Senhor Bom Jesus da Anta, abrangendo o território hoje quase despovoado da destruída freguesia de São Miguel das Tesouras, tem vinte léguas de norte a sul e quatorze de leste a oeste. Esta paróquia possui como única dependência a igreja de Santa Rita, no arraial

Expedição às regiões centrais da América do Sul v.2   - Página 43 - Thumb Visualização
Formato
Texto