O Morro do Frota é uma continuação dos Pireneus; fica a muito pouca distância ao norte de Meia Ponte e se dirige quase para oeste deste arraial, para terminar em Taquaral, situado na mesma direção. Tem de comprimento total duas léguas; apresenta altura variável e aspectos muito diversos. Estes montes estão cobertos de capim e de árvores, muito separadas umas das outras.
O Morro de Santa Bárbara, que é um ramo da cadeia geral, fica situado ao sul de Meia Ponte; corre para oeste e não tem mais de três quartos de légua de comprimento; toda a sua superfície é coberta de matas espessas e ininterruptas.
Os morros dos Pireneus entroncam-se na serra geral, três léguas a leste de Meia Ponte; formam um grupo de montanhas bastante elevadas, semelhantes a enormes torres e separadas umas das outras por vales profundos; são cobertas de matas e pastagens, e cortadas por córregos que escachoam em numerosos saltos. Aí estão, segundo dizem, os picos mais altos de toda a província.
Os morros do Mendonça são formados por uma série de montanhas situadas ao norte de Meia Ponte e próximas do sítio chamado Olhos d'Água; não têm mais do que uma légua de norte a sul e são inteiramente cobertos de campos.
Os morros do Descanso e do Retiro, assim denominados dos nomes de sítios que lhes ficam a pequena distância, ficam ambos ao norte de Meia Ponte; o primeiro, se estende de sul a norte, numa extensão de três léguas, exclusivamente de campo; o segundo corre de leste a oeste, paralelamente ao rio Maranhão, e tem um comprimento de seis léguas.
Os morros de Santo Antônio ficam a oeste de Meia Ponte; começam na capela de Santo Antônio e terminam no rio das Almas. Sua direção é de leste a oeste, e o comprimento de duas léguas e meia. Nos cumes destes morros