O naturalista no rio Amazonas - T1

constituem, sem dúvida, outros tantos disfarces, com que se protegem dos olhares penetrantes das aves insetívoras e dos lagartos. Um grupo muito próximo, os Lamprosomas(353) Nota do Tradutor do qual se encontram nos mesmos sítios várias espécies, possuem o corpo perfeitamente convexo. Brilham como pedras preciosas sobre a folhagem e parecem protegidos pela excessiva dureza de seus tegumentos.

Os Eumolpidae e Galerucidae, dois grupos pertencentes à mesma família de insetos fitófagos(354), Nota do Tradutor são muito mais numerosos que os Chlamydes e os Lamprosomas, embora não tenha o aspecto enganador de uns nem a dureza de tegumentos dos outros; mas muitos deles segregam um líquido fétido, quando tocados, o que talvez lhes sirva de defesa passiva. Os Chlamydes estão quase confinados às partes mais quentes da América; as espécies, embora muito numerosas (conhecem-se cerca de 300 nas coleções) são quase todas muito raras. É digno de registro que os insetos miméticos são muito geralmente de grande escassez, isto é, há poucos indivíduos nos lugares onde ocorrem, e constituem grupos que são notáveis pela acentuada diversidade das espécies, todas de distribuição muito restrita.

Depois de termos repousado algumas semanas em Barra, fizemos nossos planos para nova exploração no interior da região. Wallace escolheu o Rio Negro para sua próxima viagem e eu concordei em tomar o

O naturalista no rio Amazonas - T1 - Página 392 - Thumb Visualização
Formato
Texto