Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1

De grande valor são as notas explicativas, numerosas e eruditas, que vieram completar a obra, atualizando-a. Eis por que sua consulta será proveitosa tanto ao geólogo, como ao historiador.

Eschwege possuía invejável cultura e robusta inteligência. Admirável o espírito prático de que era dotado, aliado a uma notável capacidade de previsão, que raramente se observa nos homens. Assim pôde desincumbir-se magnificamente da missão para que fora contratado pelo Governo português.

Suas obras sobre o Brasil, e as deixou numerosas, atestam o seu valor como observador e geólogo consumados. Entre todas, avulta o Pluto Brasiliensis, "tratado histórico, estatístico e técnico da indústria de mineração no Brasil".

De seu valor como geólogo, constituem atestado honroso as seguintes palavras de Derby:

"Em parte alguma do mundo tem o investigador de hoje menos a criticar e corrigir na obra do pioneer, e o nome de Eschwege merece ser colocado bem alto na lista dos notáveis geólogos que receberam inspiração do grande mestre Werner".

Eis o homem; em bosquejo rápido, eis a obra.

Belo Horizonte, maio de 1944.

DJALMA GUIMARÃES.

Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1 - Página 12 - Thumb Visualização
Formato
Texto