Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1

LAVAGEM NOS BULINETES OU CANOAS APERFEIÇOADAS, ADOTADAS PARA O CASCALHO E FORMAÇÃO AURÍFEROS

Como as pequenas mesas acima descritas só permitissem pequenos resultados, cuidou-se do aperfeiçoamento das canoas. Inventaram-se, deste modo, os bulinetes(202), Nota do Autor usados ainda hoje.

O bulinete é uma espécie de calha inclinada de madeira, cujas dimensões permitem que dois ou três homens trabalhem ao mesmo tempo. Sua produção é, portanto, superior à da canoa.

O bulinete é feito de fortes travessas de madeira, de sete a 14 palmos de comprimento, de largura de quatro e cinco palmos na parte superior (cabeceira), e de apenas meio palmo, ou um pouco mais, na extremidade oposta(203). Nota do Tradutor

A sua inclinação, como a das bicas, depende sobretudo da natureza e do peso específico do cascalho ou da formação aurífera. Para o cascalho, ela deve ser mais acentuada e a correnteza mais forte, a fim de que os seixos maiores sejam arrastados.

Como o ouro, que ocorre no cascalho, é sempre mais graúdo do que o que se encontra na formação, não há perigo de ser arrastado facilmente pelas águas. Caso se trate de formação, deve levar-se em conta, tanto as partes mais leves da massa a ser lavada, como as mais pesadas.

A inclinação deve ser menor caso o material a ser tratado se componha de formação argilosa e de quartzo, o que já não acontece quando se compõe de oligisto especular.

Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1 - Página 338 - Thumb Visualização
Formato
Texto