Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1

Descoberta do ouro na Província de Minas Gerais. Notícia sobre a sua extração e apuração.

A Província de Minas Gerais está situada a oeste da longa cordilheira denominada Serra do Mar, que como poderosa muralha, impede o acesso pelo lado do mar.

Matas impenetráveis, escarpas abruptas, corrente impetuosas e, mesmo, índios antropófagos, constituem forte obstáculo ao invasor que tentar penetrar na província, escalando a Serra do Mar. Quanto mais numerosos forem os invasores, tanto maiores serão os obstáculos a vencer.

A cordilheira alonga-se de norte a sul, por nove graus de latitude, da Província da Bahia à de São Paulo, e tem de largura dez, 20, 30 até 50 léguas.

Nessa extensão, ela é cortada por duas estrada principais — única e exclusivamente percorridas por tropeiros e animais de carga — as quais conservam ainda o aspecto primitivo.

A província, nesse lado, permaneceu inexplorada por longo tempo, ao contrário do lado que se volta para São Paulo. De fato, a Serra do Mar é ali menos alta e mais estreita, o que permitiu a penetração estender-se até o planalto setentrional.

As primeiras entradas tiveram por objetivo a caça aos índios e, somente mais tarde, com a descoberta casual das pedras preciosas e do ouro, alcançaram alguma importância. Esse período, de acordo com a

Pluto Brasiliensis; memórias sobre as riquezas do Brasil em ouro, diamantes e outros minerais v. 1 - Página 36 - Thumb Visualização
Formato
Texto