a localização da estrada de ferro, feita pelos norte-americanos em nove meses e o Sr. Pinkas, com uma visão que lhe faz honra, começou a descobrir merecimentos - até então despercebidos - no trabalho de seus antecessores. Convenceu-se de que o serviço de verificação poderia ser feito mais rápida e satisfatoriamente no clima salubre de Manaus que nas florestas a montante de Santo Antônio. Começou mesmo a prever que, com tal verificação, talvez fosse possível aceitar sem modificações toda a localização feita pelos norte-americanos.
Os trabalhos em Santo Antônio foram, por isso, interrompidos e a turma enviada para Las Pedras, no Jaci Paraná, onde o Sr. Pinkas chegou, em pessoa, a 11 de julho. Registra ele, em seu relatório, como coisa extraordinária, que, nove dias depois da chegada, 20 de seus 40 homens estavam doentes. Comentando essa terrível situação, exclama ele: "Quanto tempo resistiremos ainda?" Logo depois descobre notável coincidência e acrescenta: "Felizmente está concluída a verificação desta parte."
Afirma claramente que males incuráveis pela medicina aumentavam a desmoralização da turma e agravavam ou mesmo determinavam acessos febris(3). Nota do Autor