Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: história trágica de uma expedição

descrição e os dervixes(*) Nota do Revisor ululantes, reduzidos a silêncio pela inveja, desistiriam da profissão, se as vissem."

O Sr. Pinkas e seus homens chegaram a Santo Antônio a 19 de março de 1883, e, em seu próprio relatório, diz ele que o estado de tristeza em que, no dia seguinte se achavam os rapazes, contrastava, de maneira singular, com a alegria que manifestaram durante a viagem(1). Nota do Autor

A 13 de abril uma turma de campo composta de 29 homens iniciou os trabalhos de exame da linha construída pelos Srs. P. & T. Collins, à razão de 400 m por dia, mas, ao que parece, nem chegaram até onde a locomotiva "Coronel Church" costumava ir menos de cinco anos antes. Os casos de moléstia começaram a aparecer com frequência. Um homem faleceu e os três cemitérios, mesmo à vista, constituíam sinistras lembranças do fatal destino que anteriormente colhera tantos operários na mesma região. Os doentes eram enviados a toda pressa para Manaus e esse processo desfalcou de tal forma a turma que a comissão, que a 19 de março desembarcava festiva e feliz, dois meses depois estava completamente desorganizada(2). Nota do Autor

Tornou-se logo evidente que seriam necessários dois anos para a comissão brasileira verificar

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