Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: história trágica de uma expedição

encontrados e a maneira de evitá-los. Correnteza forte, tocos de árvores, rochas expostas ou submersas e bancos de areia estão claramente indicados. Esse trabalho é particularmente valioso por ter sido executado entre 18 de agosto e 6 de setembro, quando as águas do Madeira estavam rapidamente atingindo o seu nível mais baixo. Percorrendo essa carta hoje, vemos apenas cinco pontos no canal, abaixo de Santo Antônio, onde os homens a bordo do "Brasil" encontraram menos de 12 pés de água. São eles: 1 — junto à Ilha Uroa, 11 pés; 2 — na foz do rio Manicoré, 11 pés; 3 — junto à Ilha dos Marmelos, 9 pés; 4 — do lado oposto à Boca do Lago, 11 pés; 5 — acima da Ilha dos Papagaios, dez pés.

O Comandante Selfridge foi enviado ao Brasil para levantar o canal do Amazonas e do Madeira até Santo Antônio, mas o resultado dos trabalhos que efetuou em 1878 não foram publicados senão muito tempo depois do regresso da expedição norte-americana, e, por conseguinte, de nenhum proveito para nós. Esteve apenas 37 dias no rio Madeira e só conseguiu levar seu navio, o "Enterprise", até cerca de um terço da distância entre a desembocadura do rio e Santo Antônio, jamais tendo visto a corrente quer no seu nível máximo, quer no mínimo. Poderia facilmente ter determinado, pelos sinais existentes nos troncos, a linha máxima de enchente do rio, mas não havia maneira de estabelecer o nível máximo e o mínimo do ano, a não ser por meio de postos de observação instalados em vários pontos do rio, pelo prazo mínimo de seis meses. O curto espaço de tempo que gastou na região não possibilitou tais providências e os elementos indispensáveis para reduzir

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